Portal do Município de Piracicaba

Celebração ao Dia de Xangô acontece no domingo, 29/06, na Casa do Povoador

Evento reúne terreiros de matriz africana com louvação e cânticos a partir das 10h

Por CCS / Publicado em 27/06/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em um espaço interno, aparentemente participando de algum tipo de ritual ou celebração. Muitas delas vestem roupas brancas, algumas com turbantes ou lenços na cabeça. Há tambores visíveis e um ambiente decorado com muitos pedaços de papel branco pendurados do teto. A atmosfera parece ser calma e respeitosa. As pessoas estão em um círculo, algumas sentadas, outras em pé, interagindo entre si. Há uma mistura de idades e gêneros no grupo. O local parece ser um salão ou galpão, com paredes brancas e alguns objetos visíveis no fundo, como uma caixa de papelão e alguns equipamentos. A iluminação é suave e difusa.
Evento reúne terreiros de matriz africana com louvação, cânticos a partir das 10h

O terreiro Inzo Umbanda Mbêle Maza Mutumbi, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, realiza neste domingo, 29/06, às 10h, a celebração ao Dia de Xangô. A atividade acontece na Casa do Povoador e é aberta ao público.

A programação inclui cânticos, louvação e oferendas ao orixá Xangô, símbolo da justiça, do equilíbrio e da sabedoria nas religiões de matriz africana. A celebração contará com a presença de casas de axé de Piracicaba e região, que conduzirão os ritos e manifestações culturais.

A atividade marca o fortalecimento das expressões de religiosidade afro-brasileira no município e integra o calendário de ações da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. Participam da celebração os terreiros Ilê Asé Omo Afefe Ina (sob o patrono Babalorixá Júnior de Ayrá) e Mãe Michélè D’Oyá, do Centro de Umbanda Boiadeiro João do Casco (CEUJC) e com o apoio do Caique Tot da loja de artigos religiosos Nova Luz no Horizonte.

Para o sacerdote Pai Luís, a celebração representa mais do que um rito religioso: “Neste dia especial celebraremos mais que uma divindade Yorubá. É o encontro de pessoas que por muitas vezes precisaram esconder suas práticas, sua cultura, e hoje podem ocupar espaços públicos para a livre expressão de fé e saberes ancestrais milenares. Xangô é alegria, festa e o calor que aquece o coração de seu povo. Kabiesilé Xangô.”

SERVIÇO – Celebração ao Dia de Xangô. Na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/nº – Centro). Domingo, 29/06, das 10h às 13h30. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3403-2600.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.