Celebração ao Dia de Xangô acontece no domingo, 29/06, na Casa do Povoador
Evento reúne terreiros de matriz africana com louvação e cânticos a partir das 10h

O terreiro Inzo Umbanda Mbêle Maza Mutumbi, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, realiza neste domingo, 29/06, às 10h, a celebração ao Dia de Xangô. A atividade acontece na Casa do Povoador e é aberta ao público.
A programação inclui cânticos, louvação e oferendas ao orixá Xangô, símbolo da justiça, do equilíbrio e da sabedoria nas religiões de matriz africana. A celebração contará com a presença de casas de axé de Piracicaba e região, que conduzirão os ritos e manifestações culturais.
A atividade marca o fortalecimento das expressões de religiosidade afro-brasileira no município e integra o calendário de ações da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. Participam da celebração os terreiros Ilê Asé Omo Afefe Ina (sob o patrono Babalorixá Júnior de Ayrá) e Mãe Michélè D’Oyá, do Centro de Umbanda Boiadeiro João do Casco (CEUJC) e com o apoio do Caique Tot da loja de artigos religiosos Nova Luz no Horizonte.
Para o sacerdote Pai Luís, a celebração representa mais do que um rito religioso: “Neste dia especial celebraremos mais que uma divindade Yorubá. É o encontro de pessoas que por muitas vezes precisaram esconder suas práticas, sua cultura, e hoje podem ocupar espaços públicos para a livre expressão de fé e saberes ancestrais milenares. Xangô é alegria, festa e o calor que aquece o coração de seu povo. Kabiesilé Xangô.”
SERVIÇO – Celebração ao Dia de Xangô. Na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/nº – Centro). Domingo, 29/06, das 10h às 13h30. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3403-2600.
