Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Cedan participa de apresentação da OSP no Sesc Piracicaba

Sinfônica de Piracicaba encerra Temporada 2023 no Sesc com bailarinos da Cedan

Por CCS / Publicado em 12/12/2023
Tempo de leitura: 5 minutos.
OSP e Cedan | Foto: Nanah D'Luize
OSP e Cedan | Foto: Nanah D'Luize

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) encerra a Temporada 2023 com um dos balés clássicos mais famosos de todos os tempos, Coppélia, de Léo Delibes. Dividem o palco com os instrumentistas, os bailarinos da Cedan (Companhia Estável de Dança). As apresentações acontecem no dia 16 de dezembro, às 16h e 19h, no ginásio do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria, no dia do espetáculo, a partir das 9h30. A regência é do maestro Knut Andreas e remontagem é da maître de ballet Camilla Pupa.

As apresentações são realizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e tem o patrocínio prata da Caterpillar, Drogal e Hyundai, apoio do Sesc Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.

Criado em 1870, o balé clássico Coppélia foi baseado em um conto de E.T.A. Hoffmann, chamado “Der Sandmann”. A história em três atos se passa em uma vila da Europa Central e gira em torno de um inventor, Dr. Coppelius, que cria uma boneca tão realista que um jovem chamado Franz se apaixona por ela.

Segundo o diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas, a combinação de comédia, romance e dança tornam o balé atraente para todas as idades. “A música de Coppélia é famosa por unir as Mazurcas, as Czardas e a valsa. É um dos balés mais engraçados e leves do repertório clássico, com muitas cenas cômicas e personagens divertidos”, diz Knut Andreas, ao completar: “musicalmente, da delicada Valsa à estimulante Mazurca, Coppélia está repleta de melodias brilhantes”.

A coreografia original é de Arthur Saint-Léon e posteriormente foi revisada por vários coreógrafos famosos, entre eles Enrico Cecchetti. A maître de ballet Camilla Pupa é a responsável pela remontagem do balé e pelas coreografias adicionais, que conta com um elenco de 26 bailarinos. “Uma das cenas mais famosas é o ‘Pas de Deux’ entre Swanilda e Franz, que exige habilidades técnicas e expressão emocional dos bailarinos”, explica Camilla.

Esta é a segunda vez que a OSP e Cedan dividem o palco. No ano passado, também em dezembro, o encerramento da temporada contou com a apresentação de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. “Piracicaba deve se orgulhar em possuir uma política pública como esta. É uma companhia que propicia a formação teórica e prática de jovens artistas e que se destaca pela qualidade artística de seu trabalho. Por isso pensamos novamente em encerrar uma temporada com a música clássica e o balé”, destaca Knut Andreas.

O receptivo ao público será feito pelas crianças do projeto Pequena Grande Orquestra, desenvolvido pela OSP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. São 50 estudantes, entre 7 e 11 anos, das escolas municipais Professora Olívia Capranico, no bairro Mário Dedini, e Professor João Batista Nogueira, em Santa Teresinha. Eles são orientados pelos professores de violino Jacqueline Lopes de Oliveira e Luis Fernando Fischer Dutra.

A OSP incentiva o público a doar um quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade, que pode ser entregue na entrada do espetáculo. Nas duas sessões estão asseguradas a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Haverá ainda a presença de intérprete de Libras.

SERVIÇO – Encerramento da Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). Sábado (16), às 16h e 19h. Entrada gratuita. Retirada de ingressos presencialmente na bilheteria do Sesc, no dia do espetáculo, a partir das 9h30.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.