A Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), vinculada à Semac, (Secretaria Municipal da Ação Cultural) irá compor o elenco do espetáculo La Danza dei Filli (A Dança dos Fios), projeto homônimo da italiana Alessandra Silvia De Simone, diretora de teatro e artista plástica de reconhecimento internacional. A apresentação, que conta com entrada gratuita, acontece durante o 43º Congresso Mundial de Dança Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Campinas (SP), amanhã, 28/04, no Teatro Castro Mendes, com início programado às 21h. A realização do projeto se dá com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e com a parceria da Semac. Já no sábado, 30/04, a Cedan dança Encontros, de Daniela Severian, às 20h, no Teatro Unisal Campos Liceu; coreografia que já compõe o seu repertório; também haverá uma segunda apresentação do espetáculo principal.
La Danza dei Filli trata-se de um projeto educacional de dança criado por Alessandra após anos de estudo da arte e da pintura da história italiana. “O propósito do projeto é promover a união entre diferentes corpos e diferentes artes – pintura, teatro, dança, música e poesia – para retratar aspectos de nossa realidade contemporânea, buscando transmitir mensagens de paz, igualdade e solidariedade”, relatou a diretora de teatro e artista plástica. Aspectos esses que se referem a dualidades cotidianas, como a vida e a morte, a luz e a escuridão, a dor e a alegria, a paz e a guerra. “Os opostos da natureza do homem. Extremidades que estão sempre presentes em todos os países do mundo. Há muitas culturas, religiões, cores; diferenças entre os homens que habitam o planeta, mas todos os povos do mundo gritam e riem da mesma forma”, enfatizou.
Alessandra Silvia De Simone, diretora de teatro e artista plástica
de reconhecimento internacional – Foto Divulgação
A adaptação coreográfica do espetáculo ficou a cargo da brasileira Marcela Zia, professora de balé, coreógrafa, pesquisadora e bailarina profissional com carreira no exterior e no Brasil. O mesmo projeto já foi realizado em várias cidades da Itália, nos Estados Unidos, e teve a participação de estudantes e profissionais de vários países.
“Quando iniciei os trabalhos de produção executiva do projeto pensei em grupos de dança de estudantes que tivessem um nível técnico próximo ao profissional. Assim sendo, fui conhecer o trabalho da Cedan e, encantada com a qualidade de movimentos, e dado ao elevado nível técnico dos integrantes da companhia, imediatamente resolvi fazer o convite para participarem do espetáculo”, comentou Marcela.
Espetáculo conta com adaptação coreográfica de Marcela Zia – Foto Studio Nanah D'Luize
Para a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, além de transmitir mensagens reflexivas, o projeto também vai ao encontro da oportunidade de jovens bailarinos enriquecerem seus conhecimentos em meio a profissionais consagrados. “Trocar experiências com esses profissionais e participar de diferentes vivências e sensações por meio de uma linguagem que integrará várias formas de arte é sempre enriquecedor”, destacou. “Ficamos muito honrados e felizes com o convite do Conselho Internacional de Dança da Unesco. É mais um reconhecimento pelo competente trabalho desenvolvido em nossa companhia desde sua criação, sob o comando da maitre de balé Camilla Pupa; a participação da Cedan nesta produção, com certeza, será um sucesso”, acrescentou.
O figurino de La Danza dei Filli é composto por máscaras elaboradas e pintadas pela própria Alessandra, sendo que cada uma tem um significado particular, como por exemplo, amor, vida, morte, sociedade, anjo adoecido, etc. O cenário, por sua vez, integrará fios, que representarão as ligações (ocultas ou não) existentes entre estes elementos. Haverá, ainda, durante a apresentação, projeção das diversas obras da diretora de teatro e artista plástica.
Foto Studio Nanah D'Luize
A montagem do espetáculo conta com um coro formado por 20 cantores, 40 bailarinos e quatro ginastas. Além da Cedan, participam também da iniciativa integrantes da Prodança Academia de Dança, de Campinas, e da Escola Complexo Corpo e Arte, de Limeira (SP). No coral, participam o Ateliê Simplesmente, Coral Uniodonto, Coral Prodança e a preparadora vocal, maestrina Fátima Viegas.
Durante o evento, os bailarinos da Cedan serão ainda certificados como Membros do Conselho Internacional de Dança – CID UNESCO, o que permite o envolvimento em futuros projetos internacionais de dança.
SERVIÇO – Espetáculo La Danza dei Filli – 43º Congresso Mundial de Dança Unesco, com participação da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba). Amanhã, 28/04, em Campinas, no Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n), às 21h. Telefone: (19) 3272-9359. Entrada Gratuita.
Apresentação da coreografia Encontros, da Cedan, e segunda apresentação de La Danza dei Filli. Sábado, 30/04, em Campinas, no Teatro Unisal Campos Liceu, às 20h. Rua Baroneza Geraldo de Resende, 330 – Guanabara.