Cedan 15 anos terá a presnça do elenco e ex-bailarinos do grupo

A Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), mantida pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), celebra 15 anos nesta quinta-feira, 31/08, às 20h, com espetáculo especial e repleto de homenagens no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. O evento Cedan 15 Anos integra a programação de 256 anos da cidade e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes do início da apresentação.

Camilla Pupa, maître de ballet e diretora artística da Cedan, ressalta que este é um momento muito especial para a companhia e também para a população, que sempre prestigia as apresentações do grupo.

“Estar à frente da Cedan por 15 anos é sentir um mix de emoção e responsabilidade. É conviver com novos colegas de profissão que passaram pelo processo de formação conosco e continuar contribuindo para a formação da próxima geração”, conta Camilla.

Camila Puppa é a maitre e diretora artística da Cedan

O programa do Cedan 15 Anos terá apresentações de alunos da companhia e de ex-bailarinos, hoje com carreira de sucesso nacional e também no exterior. A noite comemorativa no Teatro do Engenho ainda será marcada por homenagens a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do grupo ao longo dos anos.

O espetáculo começa com Unforgettable Blues, com coreografia de Nielson Soares, com todo o elenco da Cedan em palco. “É um balé que tem como a sua maior inspiração as composições musicais criadas nos anos 1930, 1940 e 1950, onde surgiram icônicos compositores e intérpretes de blues e do famoso jazz americano”, explica Camilla.

Na sequência será apresentado Aferro, de Matheus Lourenço, com música de Jaques Brel e na voz de Nina Simone. Camila contextualiza: “Essa obra conta a história do momento que Brel conhece a atriz Zizou e se apaixonam loucamente. Foram cinco anos de um amor de veementemente entrega, intrigas, encontros e desencontros. Uma relação proibida e pouco racional, onde Brel compôs essa música para Zizou”.

A terceira coreografia da noite é Por Um Instante, de André Malosá, sobre uma colagem musical. É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. “Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, fala Camilla.

O espetáculo também traz um Pas Deux Do 2 do Lago dos Cisnes, com coreografia original de Ivanov e remontagem de Camilla Pupa. Encenada em quatro atos, a peça conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart.

O balé clássio tem espaço especial nas apresentações do Cedan 15 anos

Por último, a coreografia com colagem musical do Cedan 15 anos é Forrozeando, de Fernando Silva, também com todo o elenco em cena. “É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, exalta Camilla.

A CIA – A Companhia Estável de Dança de Piracicaba é uma entidade vinculada à Semac, atualmente composta por 17 bailarinos permanentes, selecionados por meio de audição pública, sob direção artística da maître Camilla Pupa.

A Cedan trabalha com base nos estudos das técnicas clássica, neoclássica, moderna e contemporânea, desenvolvidas em seu trabalho diário, dando aos bailarinos a oportunidade de prestarem audições para ingressar em cias nacionais e internacionais, bem como metodologia da dança, preparação física voltada para o corpo do bailarino e história da dança.

Em 15 anos conquistou importantes prêmios tanto no âmbito nacional como internacional, nos diversos festivais que participou tais como ENDA (Encontro Nacional de Dança), Mapa Cultural de São Paulo, Seminário Internacional de Brasília, Festival Internacional de Berlim entre outros.

Espetáculo terá cinco coreografias no palco do Teatro do Engenho

Em sua trajetória, além das constantes apresentações em Piracicaba estão Teatros do Interior paulista, tais como, Limeira, Bauru, Americana, Sta Bárbara, Barra Bonita, Caraguatatuba, Santa Rita do Passa-Quatro. Na Capital se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Alfa, Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sesc Pompeia, Teatro Frei Caneca, Teatro João Caetano, Centro Cultural de São Paulo.

Outros nichos que a Cedan desenvolve é a formação de plateia, abertura de espaço para novos coreógrafos, divulgação das academias, clubes, coletivos, grupos e bailarinos independentes, através dos espetáculos Cedan Convida, um marco na integração da dança da cidade utilizando os espaços públicos do município.

SERVIÇO – Cedan 15 Anos. Quinta-feira, 31/08, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro. Informações: 3413-5212.