Ceagesp Piracicaba chega aos 35 anos com Banco de Alimentos
(Piracicaba, 09 de maio de 2018) A unidade da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em Piracicaba está completando 35 anos. Localizada no bairro Taquaral, o entreposto ainda é pouco conhecido dos piracicabanos, mas desempenha um importante papel na comercialização de frutas, legumes e verduras, um mercado que vem passando por várias transformações nos últimos anos. Uma das iniciativas para comemorar a data é a criação de um Banco de Alimentos, que será entregue no dia 17 de maio.
“O espaço destinado ao programa Banco de Alimentos (BCA), que ficará nas dependências da Ceagesp, visa atender pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional por meio de doações às instituições cadastradas”, explica o gerente da Ceagesp Piracicaba, Marcos Valentini.
A Ceagesp Piracicaba, há muitos anos, é parceira do Sesc no programa Mesa Brasil, cuja missão é conectar empresas doadoras e instituições sociais no combate à fome e ao desperdício. “Visando uma melhor organização na coleta dos produtos doados pelos permissionários do entreposto local, um maior aproveitamento de produtos passíveis de serem distribuídos às entidades cadastradas e a diminuição do desperdício, acreditamos que o BCA Piracicaba poderá aumentar o volume de contribuição às entidades cadastradas”, afirma Valentini.
IMPORTÂNCIA – O entreposto está por trás dos produtos que estão à disposição dos consumidores nos varejões municipais, no Mercadão, além de supermercados e mercados de bairros.
“Falar de frutas, legumes e verduras fresquinhas nos remete aos varejões (17) que a Prefeitura de Piracicaba concebeu como forma de enfrentar o crescimento da cidade. Ir aos varejões é quase um passeio, um programa de final de semana, como forma de garantir bons produtos a preço acessível”, diz o gerente da Ceagesp Piracicaba.
Ainda, muito importante nas compras diárias, são as esticadas aos supermercados que, de forma estratégica, atrai consumidores para suas “ilhas” de frutas e verduras, concorrentes fortíssimos desse mercado tradicional. E se faltar algum item durante a semana, existem ainda os pequenos mercados de bairro. A Ceagesp é o elo de toda essa cadeia, cumprindo a missão de abastecer esses mercados diariamente.
Para isso se tornar uma realidade diária, um grupo formado por produtores rurais, comerciantes e carregadores acordam, ainda de madrugada, para garantir que frutas, legumes e verduras cheguem frescos e com alta qualidade na mesa das famílias de toda a região.
Todos os dias, menos aos sábados, compradores de supermercados, feirantes, donos de restaurantes, de cozinhas industriais, varejistas da cidade e da região, cumprem uma maratona de ir à Ceagesp para comprar esses produtos recém-chegados de chácaras, sítios e fazendas das mais variadas regiões produtoras desse país.
Essa dinâmica de mercado, com uma infinidade de variáveis, principalmente de clima, sazonalidade, produtos de época, é o que move esse segmento que, para tantos passa despercebido, mas é vital quando se pensa em segurança alimentar.

Unidade da Ceagesp de Piracicaba terá Banco de Alimentos
