O Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, voltou a agendar cirurgias para castração de cães e gatos, por meio do SIP 156. O serviço, que já era oferecido, sofreu algumas alterações que o aperfeiçoaram, permitindo atender um número maior de interessados. Dentro desse novo contexto, no momento da ligação, por exemplo, o proprietário já é informado sobre a data e horário da cirurgia. Posteriormente, ele receberá pelo correio uma carta com todas as orientações, como está no modelo abaixo.

A médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliane de Carvalho, explica que as cirurgias agendadas pelo 156 haviam sido suspensas em 2010, em função das obras de construção do novo canil e reforma do CCZ. “Com a reforma, a antiga sala de cirurgia e baias de pós e pré-cirúrgico, passaram a ser utilizadas para o manejo de animais recolhidos doentes nas vias públicas”, diz Eliane.

No entanto, mesmo nesse período, o Canil Municipal não deixou de realizar as cirurgias, mas foram atendidos os casos considerados prioritários e os de animais vítimas de maus tratos. Em 2010 foram realizadas 1253 castrações. Este ano, até o mês de junho, foram registradas outras 733.

Com as mudanças, o Centro de Controle de Zoonoses ofertará, durante o mês de julho, de segunda a sexta-feira, 12 castrações no período da manhã. O período da tarde ficará reservado para cirurgias de animais abrigados no canil e casos de emergência.

Eliane explica, ainda, que com as novas mudanças, o proprietário do cão e/ou gato aguardará o animal ser liberado da cirurgia no próprio Canil. Para ela, ter o dono por perto assim que recebe a alta veterinária e voltar mais cedo para casa, traz benefícios a saúde do animal. “Enquanto aguarda, o proprietário recebe informações sobre a cirurgia e posse responsável de animais. Além disso, terá a oportunidade de conhecer as novas instalações do CCZ e os serviços prestados pelos funcionários”, comenta a coordenadora.

Se a receptividade dos proprietários de aguardar a liberação dos cães e gatos operados for boa, a partir de agosto, a oferta de cirurgias deverá ser ampliada, pois assim, disponibilizarão rapidamente as baias utilizadas para serem ocupadas por outros animais.

MODELO

Carta enviada pelo correio

Informações ao proprietário:

1- A desistência da cirurgia deverá ser comunicada ao Canil Municipal com antecedência de 03 dias. A não comunicação acarretará na perda de novo agendamento;

2- Ao trazer o animal para a cirurgia, o proprietário deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço residencial. No atendimento, na recepção do serviço, ter ciência do termo de autorização para a cirurgia e assiná-lo autorizando o procedimento no Canil;

3- O responsável pelo animal deverá permanecer no local (Canil) durante a cirurgia do seu animal, aguardando a liberação do médico veterinário. Tempo estimado em três (03) horas. Por motivos operacionais e visando o bem estar do animal, ele não ficará mais que três (03) horas na baia de pós-operatório, que deverá ser ocupada por outro animal agendado;

4- Quanto ao animal:

4.1- Horário de chegada no Canil:

a) Os animais com cirurgia marcada entre 07h e 09h30, devem entrar no Canil às 07h, sem atraso;

b) Os animais com cirurgia marcada no horário entre 10h e 11h30, devem entrar no Canil às 10h, sem atraso;

4.2- Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas;

4.3- Devem ser submetidos a jejum de doze (12) horas, sem água e sem alimento;

4.4- Cães deverão ser levados com guia e coleira. Os agressivos com focinheira e enforcadeira;

4.5- Gatos deverão estar em caixas de transporte ou um saco de tecido. Essa conduta visa a segurança do animal, do proprietário e da equipe de funcionários do Canil e evita fugas do animal.

5- Cabe ao proprietário ler e seguir com atenção as recomendações dos cuidados pós-cirúrgicos que estão no protocolo que lhe será fornecido. É recomendado trazer um cobertor ou toalha para aquecer o animal de volta para casa.

6- Durante o procedimento cirúrgico até a liberação do animal, o proprietário do cão ou gato será acolhido na sala de educação onde assistirá vídeos e receberá informações sobre a cirurgia e posse responsável de animais.