O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 10, no anfiteatro do Barracão 14 do Engenho Central, a partir das 13h, o seminário Um olhar voltado à acumulação, maus-tratos e abandono de animais.

De acordo com Eliane Carvalho, Médica veterinária e coordenadora do CCZ, há três assuntos que se complementam e que precisam ser tratados conjuntamente. “Maus- tratos, abandono e acumulação são sintomas de uma sociedade com problemas em sua relação com seus animais de estimação. O primeiro revela a violência pura e simples com o animal indesejado. O segundo é consequência de uma relação desajustada, que leva à rejeição. Por fim, o terceiro é, de certa forma, a consequência dos dois primeiros”, explicou.

Eliane avança na questão. “É preciso que a sociedade tenha consciência do que está acontecendo na cidade. Tem crescido o número de maus-tratos e de abandonos, assim como tem aumentado exponencialmente o número de animais em mãos de ONGs e protetores independentes. Só que essas entidades não conseguem dar conta da demanda e precisam do suporte do poder público. Ou seja, a pressão recai sobre o CCZ, seja para o recolhimento dos animais mal-tratados ou abandonados, seja para fazer castrações em todos eles e também ajudar as ONGs nesse sentido com o nosso centro cirúrgico”.

Para a médica veterinária, o encontro tem a finalidade de colocar essas questões em pauta no intuito de traçar uma nova estratégia de política pública, bem como despertar a consciência dos participantes para a realidade, que leve a um equilíbrio na relação com os animais de estimação. Nesse sentido, serão realizadas quatro palestras.

A primeira, com a própria Eliane, que vai tratar da Missão do CCZ e o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Na sequência, a dra. Sueli Cândio Maciel, Psicóloga do CCZ de São Paulo, membro do núcleo de estudos em Saúde mental e Psicanálise das Configurações Vinculares, vai falar de Acumuladores, uma abordagem intersetorial.

A dra. Maria Cristina Marton de Freitas, Promotora de Justiça de Direitos Humanos – Saúde Pública Piracicaba, vai discutir a Atuação do Ministério Público frente ao problema de acumulação. E, finalmente, Jilverson Rodrigo de Moraes, Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de São Carlos, vai abordar a importância das parcerias e do voluntariado nas ações de proteção aos animais. Os trabalhos serão conduzidos pelo moderador dr. Mauro Cerri Neto, advogado e membro da comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB.