Portal do Município de Piracicaba

CCZ realiza ações educativas sobre posse responsável

Com apoio do Núcleo de Bem-Estar Animal, foram promovidas palestras para mais de 100 alunos de escola estadual

Por CCS / Publicado em 26/05/2025  / Atualizado em 27/05/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma apresentação para um grande grupo de crianças em uma escola. Um homem está no palco, falando ao microfone. As crianças estão sentadas no chão, prestando atenção. Há cartazes nas paredes e uma tela de TV. O ambiente parece ser uma escola ou um centro comunitário. A imagem sugere uma palestra ou apresentação educacional para as crianças. A atmosfera parece calma e atenta. A maioria das crianças parece estar engajada com o palestrante. Há também alguns adultos observando na multidão. A imagem transmite uma sensação de educação e aprendizagem em um ambiente escolar.
Marcio Ermida, do CCZ, durante palestra realizada na sexta-feira, 23, em escola estadual do bairro Piracicamirim

O departamento de Orientação Pedagógica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, segue com suas ações educativas e orientativas para a população. Na última sexta-feira, 23/05, em parceria com o Núcleo de Bem-Estar Animal, realizou a primeira de uma série de palestras sobre posse responsável de animais domésticos para cerca de 100 alunos da Escola Estadual Mirandolina de Almeida Canto, no bairro Piracicamirim.

Responsável pela atividade, Márcio José Ermida, orientador pedagógico do CCZ, destacou a importância das atividades promovidas em escolas do município. “Promover ações, atividades e estratégias de educação em saúde, com foco na guarda e posse responsável de animais, contribuindo para a prevenção de zoonoses, é uma atribuição do nosso CCZ. Esse tipo de ação, ajuda a proteger a saúde de toda a comunidade e a promover uma convivência mais segura e consciente com os animais”, afirmou Ermida ao reforçar que nova atividade será executada na mesma escola na próxima sexta-feira, 30/05, no período da tarde.

A imagem mostra uma apresentação em uma escola, provavelmente para crianças do ensino fundamental. Há dois homens adultos falando para uma grande assembleia de crianças sentadas no chão. Um deles está usando um microfone. Há também um terceiro homem adulto segurando uma guia de um cachorro marrom que está sentado calmamente perto deles. No fundo, há um quadro branco com uma apresentação de slides e cartazes informativos, sugerindo um tema educativo. Há também uma garota vestida de forma chamativa em um canto, possivelmente parte de outra apresentação ou atividade paralela. A atmosfera parece ser calma e atenciosa, com as crianças aparentemente engajadas na apresentação. O ambiente é uma sala de aula ou um espaço semelhante dentro de uma escola, com paredes verdes e um teto simples. A imagem sugere uma sessão de educação ou conscientização sobre um tema que envolve animais, possivelmente cães, dado a presença do cão na apresentação.
Profissionais do Bem Estar animal da prefeitura também participaram da palestra na escola estadual

Na oportunidade, também marcaram presença e representaram o Núcleo de Bem Estar Animal, Marco Aurélio Polizel (gerente e médico veterinário), Gustavo Mantovani (médico veterinário) e o cão Jhonny, da raça pit bull, que precisou ser amputado em decorrência de maus tratos.

Outra ação relevante das equipes do CCZ aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26/05, na Universidade Anhembi-Morumbi, quando a bióloga e responsável pelo setor de sinantrópicos do CCZ, Regina Lex Engel, ministrou aula especial sobre febre maculosa para os alunos da medicina veterinária a pedido da coordenadora do curso, Caroline Destro.

A imagem mostra uma sala de aula universitária durante uma apresentação. Há uma palestrante em pé na frente de uma tela de projeção, que exibe um slide com o que parece ser um título sobre insetos ou pragas. Ela está vestindo roupas casuais e parece estar interagindo com a audiência. Há uma outra pessoa sentada perto da palestrante, possivelmente uma assistente ou colega. A sala de aula está razoavelmente cheia de estudantes sentados em carteiras individuais dispostas em fileiras. Os alunos parecem estar atentos à apresentação. A iluminação da sala é suave e a atmosfera parece calma e focada na apresentação. A sala é moderna e bem iluminada, com paredes brancas e um teto com iluminação embutida. Há um projetor pendurado no teto. A disposição das carteiras sugere uma aula tradicional. Em resumo, a imagem captura um momento típico de uma aula ou palestra em uma universidade, com foco na apresentação e na interação entre a palestrante e os alunos. A presença da tela de projeção e o conteúdo do slide indicam uma apresentação formal com material visual.
Alunos do curso de medicina veterinária participaram de aula especial sobre febre maculosa proferida pela bióloga do CCZ, Regina Engel

Aline Marangoni, chefe do CCZ, lembrou que Regina ministrou uma aula enriquecedora, abordando aspectos importantes sobre a doença, suas formas de transmissão e medidas de prevenção. “Foi uma oportunidade valiosa para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos e se prepararem melhor para atuar na área de saúde animal e pública”, relatou.

A imagem mostra uma apresentação sobre carrapatos, mais especificamente sobre sua biologia e controle. A apresentação é dada por uma palestrante, uma mulher de meia idade, vestindo roupas sociais, em frente a uma tela de projeção. A tela mostra o título "CARRAPATOS BIOLOGIA E CONTROLE", acompanhado de uma imagem de um carrapato. Na parte inferior, há o rodapé indicando a autoria da apresentação: "Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Piracicaba". A presença do logotipo da prefeitura reforça a origem oficial da apresentação. A imagem sugere que a apresentação está ocorrendo em um ambiente formal, possivelmente uma sala de conferências ou de aula, dado o cenário e a natureza da apresentação. A palestrante parece envolvida e engajada com o conteúdo, sugerindo uma apresentação informativa e possivelmente educativa sobre os carrapatos, seus ciclos de vida, e métodos de controle. A apresentação provavelmente se destina a um público interessado em saúde pública ou controle de pragas.
Regina Lex Engel, bióloga do CCZ, ministrou aula sobre Febre Maculosa na Universidade Anhembi-Morumbi

Para solicitar as ações educativas e pedagógicas do CCZ, é necessário fazer agendamento com o departamento responsável, por meio do telefone (19) 3427-2400.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.