Portal do Município de Piracicaba

CCZ devolve à natureza jiboia capturada no bairro Campestre

Réptil de aproximadamente 1,20 m de comprimento foi solto em uma área de mata fechada do Paredão Vermelho

Por CCS / Publicado em 03/10/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
Uma mulher loira de óculos e cabelos grisalhos, abaixada, segura uma bolsa branca e captura uma cobra em matagal. Ela está com uma pulseira branca no braço esquerdo.
A bióloga Regina Engel Lex, do CCZ, solta jiboia em área de mata fechada

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba realizou, na manhã desta sexta-feira, 3/10, a soltura de uma jiboia de aproximadamente 1,20 metro de comprimento capturada no bairro Campestre. A jiboia (Boa constrictor) é uma espécie não peçonhenta, importante para o equilíbrio do ecossistema, pois atua no controle populacional de pequenos animais e roedores.

Uma mulher de óculos e de cabelos grisalhos agachada, segura uma bolsa branca, capturando uma cobra em matagal. Ela usa calça preta e blusa amarela e verde.
A jiboia, espécie não peçonhenta, foi capturada pelo CCZ no Campestre e solta na sexta no Paredão Vermelho

A equipe técnica do CCZ foi solicitada pela direção de uma escola próxima de onde a jiboia foi avistada, se deslocou até o local e fez a retirada segura do réptil. O animal foi encaminhado e devolvido a uma região de mata fechada na região do Paredão Vermelho, área considerada própria para a espécie.

De acordo com Regina Engel Lex, biológa do CCZ, casos como esse são comuns devido à proximidade de áreas de vegetação com espaços urbanos. A orientação é que, ao encontrar animais silvestres, a população não tente capturá-los por conta própria e acione imediatamente os órgãos responsáveis.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.