Ao fundo, fachada do CCInter Jd. Itapuã. No centro da imagem, crianças, autoridades, profissionais do serviço descerram a placa de denominação.
Descerramento da placa de denominação do CCInter Jd. Itapuã

O Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jardim Itapuã, equipamento público administrado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) para o atendimento de crianças, adolescentes e pessoas idosas, foi denominado Maria Aparecida de Paula, conforme Lei n.º 9.895 de 2023, de autoria da vereadora Ana Lúcia Batista Pavão (in memoriam). A cerimônia aconteceu na tarde de hoje, dia 03/07.

Maria Aparecida de Paula, mulher de representatividade na sociedade, sempre trabalhou em prol dos mais vulneráveis, na busca de uma comunidade mais justa a todos, e na luta constante na garantia de direitos. Apaixonada por política, auxiliou inúmeros parlamentares. Acreditava que aplicar políticas públicas era o meio legítimo de defender o bem comum.

O vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira, a secretária da Smads Euclidia Fioravante e à direita, Luciana Paula falam sobre a homenagem

A homenagem reuniu familiares e amigos de Maria Aparecida. “É uma honra receber essa homenagem. Cidoca me deixou o legado de continuar a ser uma pessoa íntegra, boa. Minha mãe sempre tinha uma palavra de apoio e de carinho, por isso, meu maior desejo é que cada pessoa que frequenta este espaço saia daqui melhor do que entrou”, disse Luciana Paula Simões Evangelista, filha da homenageada.

Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, também marcou presença e agradeceu a iniciativa que foi continuada pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira, o Sérgio da Van. “Este espaço é cuidado com muito carinho por todos que usufruem dele e, a partir de agora, terá um nome que demonstra a atuação de uma grande mulher”, ressaltou.

Apresentação de música em Libras reúne crianças e adolescentes do CCInter Jd. Itapuã

O evento contou com apresentação cultural de dança em Libras e Maculelê, com crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado na unidade, em parceria com o Cesac – Centro Social de Assistência e Cultura São José, além de entrega simbólica da revitalização das oito unidades de CCInters do município.

Apresentação de Maculelê de crianças e adolescentes do CCInter Jd. Itapuã

O CCInter atende crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas em espaços públicos localizados nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque Piracicaba, Parque dos Sabiás e o Vem Viver.

Nos locais, os usuários participam de atividades de esporte, lazer, capoeira, música, ludicidade, ecologia, dança, atividades socioeducativas que abordam os eixos transversais de saúde, família, protagonismo, diversidade, entre outros. O serviço visa oferecer proteção social preventiva a situações de risco e vulnerabilidade, promovendo, em espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, a interação entre as faixas etárias, a fim de permitir a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades para o reforço da cidadania e igualdade social.