Portal do Município de Piracicaba

Casquinha in Concert une circo, música e filosofia no Engenho Central

Espetáculo gratuito propõe experiência artística sensorial com acrobacias, trio de cordas e reflexão sobre a condição humana

Por CCS / Publicado em 06/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Um palhaço calvo de nariz vermelho e roupa clássica segura uma caixa com ponto de interrogação enquanto interage com uma mulher sentada em um banco, usando patins e vestido branco. Atrás deles, outra palhaça observa a cena, e há fumaça cênica cobrindo o chão. Ao fundo, um homem maquiado senta-se à frente de uma mesa com bolas de malabares. O clima é lúdico e misterioso.
O espetáculo Casquinha in Concert terá duas sessões, às 14h e às 19h, no Armazém 14C

O Parque do Engenho Central recebe na sexta-feira, 08/08, o espetáculo Casquinha in Concert, com entrada gratuita. Serão duas sessões, às 14h e às 19h, no Armazém 14C. Com duração aproximada de 1h20, a apresentação propõe uma vivência artística que combina música clássica, filosofia e elementos do circo, em um formato acessível ao público. A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: https://abre.ai/pira258anos.

Entre cores e ressonâncias, Casquinha in Concert mergulha nas profundezas do drama musical e convida o público a refletir sobre a condição humana, flutuando entre o tédio e o sofrimento, como propôs o filósofo Arthur Schopenhauer, mas também entre a beleza e o riso que só a arte é capaz de provocar. Por meio da interpretação singular de um trio de cordas, cada nota se transforma em narrativa, cada som pulsa como emoção.

Homem maquiado como palhaço com nariz vermelho se inclina em direção a um microfone, com expressão intensa e teatral. Ele segura o microfone e canta próximo a alguém que o filma com um celular. A iluminação cênica destaca seu rosto e transmite energia e emoção da performance.
Casquinha in Concert mergulha nas profundezas do drama musical

Idealizado e dirigido por Fernando Milani, ator e palhaço com formação em interpretação para TV, teatro e cinema, o espetáculo reúne música e circo com linguagem poética e acessível. Com trajetória marcada por malabarismo, acrobacias e humor, Milani alia ensino e performance na criação de experiências artísticas que valorizam o corpo em cena.

A protagonista é a palhaça Casquinha, interpretada por Viviane Pelegrin, que dança nas alturas com lira, tecido acrobático e suspensão capilar. Viviane também atua como diretora de cena, produtora e preparadora física de artistas, além de assinar figurinos e adereços. Sua atuação celebra a fusão entre técnica, emoção e comicidade.

Uma mulher está suspensa no ar, realizando acrobacia em tecido preto. Ela veste collant vermelho com listras brancas e dourado, maquiagem expressiva com olhos bem marcados e cabelo preso. A iluminação de palco é intensa, com luzes coloridas e fumaça cênica ao fundo, criando um clima mágico e dramático.
A protagonista é a palhaça Casquinha, interpretada por Viviane Pelegrin, que dança nas alturas com lira

A montagem reúne músicos e artistas circenses em uma narrativa que alterna momentos de humor, lirismo e reflexão. Entre as atrações estão acrobacias aéreas, comicidade física e intervenções visuais. A trilha sonora, com direção musical de Eduardo Augusto, percorre diferentes estilos e épocas, com composições de Wagner, Pixinguinha, Ludovico Einaudi e outros. Também participam Marcelo de Jesus (trombone), Roger Richardson (violino), Ana Vitória de Campos (trompete), Bruno Bueno (percussão), Tiago José Machado (violoncelo), Renan Bertinotti (piano) e Everson Zattoni (arranjos).

SERVIÇO – Espetáculo Casquinha in Concert. No Armazém 14C do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Sexta-feira, 08/08, às 14h e às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3403-2600.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.