Case Jardim Oriente promove oficina temática sobre sexualidade
Com o objetivo de fomentar a discussão sobre vários assuntos que contribuam para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Case promove, semanalmente, oficinas temáticas. Na última semana, a unidade Jardim Oriente reuniu 76 crianças e adolescentes para discutir a sexualidade exacerbada na maneira de dançar ou cantar canções que fazem apologia ao sexo, drogas, crime, ostentação.
Durante a oficina, os orientadores apresentaram a gravação de um debate entre o crítico musical Régis Tadeu, MC Rodolfinho e Tequileiras sobre as letras dos funks cariocas que falam sobre mulheres "pegadoras". As canções retratam situações de riqueza regadas a mulheres, bebidas e drogas. Segundo o crítico musical Régis Tadeu, o funk faz sucesso pela falta de conhecimento dos jovens e isso gera o gosto pelas rimas, independente dos erros de concordância gramatical.
De acordo com a coordenadora da unidade, Fernanda Patelli, esses clipes apresentam, principalmente às crianças, a desconstrução de uma identidade, alimentando o desejo de ostentar e, dessa forma, utilizar a sexualidade para a conquista da riqueza.
Após a exibição do vídeo, meninas e meninos foram separados para discutirem sobre a desvalorização do ser humano representada nas letras dessas músicas; a dança sensualizada e a busca pela ostentação. "Essas canções apresentam a mulher como um objeto, por isso precisamos prestar atenção nas letras que cantamos ou dançamos, para valorizarmos a pessoa que somos", falou M.C., 10 anos, durante o debate.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Case tem a proposta de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade com a oferta de oficinas que propõem a reflexão; atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas e culturais (dança, teatro, música, capoeira, ginástica rítmica, break e grafite).
O objetivo do serviço é oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
