Case inicia Jornada de Esclarecimento sobre Trabalho Infantil
O Centro de Atendimento Socioeducativo – Case, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o “Educando pelo Esporte”, iniciou hoje (14), na Escola Estadual “Dionete Callegaro Miori”, do Água Branca, a Jornada de Esclarecimento sobre o Trabalho Infantil – JETI.
A primeira JETI foi realizada pela unidade do Jardim Oriente. Cerca de 65 estudantes do ensino fundamental assistiram à esquete desenvolvida por crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos do Projeto, onde apresentaram o “Jornal do Trabalho Infantil” demonstrando através das entrevistas realizadas pela repórter, as situações que caracterizam o trabalho infantil, entre elas, mendicância, trabalho doméstico, reciclagem, malabares, prostituição infantil, vendedores de cervejas, e outros.
Após a apresentação, os estudantes participaram com questionamento sobre outros ícones ligados ao tema apresentado. “Conseguimos, por meio do trabalho socioeducativo desenvolvido na unidade, atingir o objetivo de sensibilizar os espectadores quanto aos impactos e malefícios em seu desenvolvimento, ocasionados pelo trabalho infantil”, diz Jaqueline Fonseca Martins , coordenadora do Case Jardim Oriente.
Para a coordenadora pedagógica Esthel C. Ferraz, da Escola Estadual “Dioneti Callegaro Miori”, é importante a parceria com o Case para principalmente, responder às dúvidas dos estudantes. “Percebemos que este trabalho de conscientização em relação ao trabalho infantil, deve acontecer precocemente”, avalia.
A jornada de Esclarecimento sobre o Trabalho Infantil têm o objetivo de destacar as habilidades desenvolvidas pelos educandos e estimular o fortalecimento da autoestima, da autonomia e do protagonismo infantil.
A JETI deve apresentar propostas de apresentações diferenciadas, dependendo de cada unidade do projeto Case. As apresentações acontecem de 14 à 01 de julho, nas escolas estaduais e municipais próximas à localização das unidades: Bosques do Lenheiro, Parque Orlanda, Jaraguá, Jardim Itapuã, Algodoal e Jardim Oriente.
Programação:
17/06 – unidade Jd. Oriente apresenta na E. E. Dioneti Calegaro Miori
Horário: das 8h30 às 9h30
Horário: das 10h30 às 11h30
01/07 – unidade Parque Orlanda apresenta na Escola Carlos Sodero
Horário: das 8h30 às 9h30 e das 13h30 às 14h30
21/06 – unidade Algodoal apresenta na Emei Com. Mario Dedini
