Mais de 800 crianças e adolescentes participaram do encerramento do Joca – Jogos Olímpicos do Case, na última segunda-feira (25), na Associação Atlética Educando pelo Esporte. Os jogos foram realizados no período de 18 a 22 de maio, nas instalações da Unimep Taquaral.
Durante as disputas, os socioeducandos receberam orientações para uma competição limpa e incentivo para competir pela integração, e não apenas pela vitória.
De acordo com a coordenadora do Case, Ana Paula Boni, as atividades têm o objetivo de possibilitar a construção de valores e conceitos. “As práticas esportivas além de promoverem a integração, ampliam o universo de conhecimento das crianças e dos adolescentes pelo fato de conectá-las a espaços diversificados. Este é o primeiro ano que disputamos as modalidades, na Unimep Taquaral e isso foi significativo para eles”, comenta.
O Joca reuniu além de educadores e autoridades, crianças e adolescentes das unidades Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Itapuã, Jd. Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sabiás.
No encerramento foram entregues os troféus para as equipes campeãs. Em cinco dias de competição nas modalidades de futebol, jogos de mesa, atletismo, vólei, câmbio e handebol, a colocação das disputas ficou em: 1º lugar – Parque Orlanda (manhã) e Algodoal (tarde); 2º lugar – Algodoal (manhã) e Parque Orlanda (tarde); 3º lugar – Itapuã (manhã) e Jaraguá (tarde).
O Serviço Case
O Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), visa oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Durante o atendimento realizado em jornada ampliada, os educandos recebem condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visam a orientação socioeducativa.
No atendimento realizado diariamente, crianças e adolescentes participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, música, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.