Case Bosques do Lenheiro realiza atividades na Unimep
Crianças e adolescentes do Case Bosques do Lenheiro em roda de conversa antes de iniciar as atividades
O complexo do curso de Educação Física da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) foi, ontem, 04/04, um dos passeios inesquecíveis que Safira Teixeira, 10 anos, fez. Entre as 47 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Case Bosques do Lenheiro, ela e outros educandos estiveram pela primeira vez em uma universidade. A atividade foi proposta pela coordenadoria do curso de Educação Física do campus Taquaral.
Educandos na sala de musculação no complexo da Educação Física, Unimep
A curiosidade e a empolgação em saber um pouco mais sobre as salas do complexo agitaram os pensamentos de Davi Luiz, 09 anos, que observou cada atividade proposta como algo inovador. “A sala que mais me chamou a atenção foi a de musculação. Tem muitos equipamentos lá e nunca imaginei que seria assim”, disse.
Em outro espaço, na quadra poliesportiva, os passos ligeiros dos educandos do Case disputavam a bola com crianças do projeto de futsal, da Selam. A cada gol, uma grande comemoração era celebrada por todos os presentes, até aqueles que apenas assistiam à partida.
Jogo de futebol entre crianças e adolescentes do Case e crianças do projeto futsal da Selam
Na sala de ginástica, a monitora de ginástica rítmica do Case ensinou passos diferenciados, aproveitando os equipamentos disponíveis nas instalações. “Fiquei encantada com tudo o que vi aqui. Fomos até conhecer a piscina e a coordenadora nos explicou sobre todas as atividades que acontecem na Unimep”, comentou Safira Teixeira.
Safira Teixeira e Davi Lucas, na sala de ginástica olímpica do complexo de Educação física da Unimep
“Temos, enquanto serviço, o objetivo de assegurar a convivência comunitária para o fortalecimento de vínculos entre as crianças e os adolescentes, bem como, com a equipe e a cidade em que vivemos. Nessa linha, temos buscado ampliar o repertório cultural dos nossos educandos, potencializando a construção em grupo e o fortalecimento de regras”, explicou a coordenadora do Case Bosques do Lenheiro, Eliane Macedo.
O Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com Associação Atlética Educando pelo Esporte.
O trabalho visa a promoção da socialização e aprofundamento dos relacionamentos, oferecendo aos participantes a vivência de espaços coletivos de diálogo, respeito à opinião e a valores do outro. No atendimento são trabalhados temas que contribuem para o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.
As atividades são desenvolvidas nas unidades dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda.
