Mais de 800 crianças e adolescentes participaram hoje (14), no teatro da Unimep Taquaral, da abertura do Joca – Jogos Olímpicos do Case. O Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Educando pelo Esporte, atende crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Realizado há 10 anos, os jogos olímpicos visam incentivar as práticas esportivas e culturais, além de promover a integração de crianças e adolescentes atendidos nas oito unidades do Case, proporcionando assim, a vivência em espaços comunitários de lazer e entretenimento.
Durante a abertura foram realizadas apresentações do coral, ginástica rítmica, capoeira, hip hop e dança. As coreografias, marcadas pelas principais características do projeto – disciplina e alegria, emocionaram a plateia composta por socioeducandos, educadores, orientadores, coordenadores, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes e o prefeito do Município de Piracicaba, Gabriel Ferrato.
De acordo com o prefeito de Piracicaba, essas apresentações demonstram um pouco do trabalho desenvolvido por uma equipe empenhada e o envolvimento de crianças e adolescentes com o projeto.
“É emocionante observar os frutos de um projeto que há 13 anos oferece às crianças e adolescentes do município, condições para um bom desenvolvimento comunitário e familiar, através do fortalecimento de vínculos”, comenta Eliete Nunes, secretária de Desenvolvimento Social.
Durante os jogos olímpicos, crianças e adolescentes das unidades Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Oriente, Jd. Itapuã, Parque dos Sabias, Parque Orlanda e Pacaembu, disputarão as modalidades de futebol, jogos de mesa, atletismo, vólei, câmbio e handebol.
Todas as disputas serão realizadas na Unimep Taquaral, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30, até o dia 22. No dia 25 de maio acontece o encerramento do Joca 2015, na Associação Atlética Educando pelo Esporte.
Case
O Case – Centro de Atendimento Socioeducativo tem o objetivo de oferecer proteção social básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Durante o atendimento realizado em jornada ampliada, os socioeducandos recebem condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que objetivam a orientação socioeducativa.
Diariamente, crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade participam das atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, música, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras, para a melhora do raciocínio lógico, da atenção e da criatividade na realização de suas tarefas e nas tomadas de decisões em grupo, além do resgate de vínculos socioafetivos.
Programação:
18/05 – Atletismo
19/05 – Futsal
20/05 – Dominó, dama e tênis de mesa
21/05 – Vôlei e câmbio
22/05 – Handebol
25/05 – Encerramento