Casa do Povoador recebe tradicional Balaio de Iemanjá
Manifestação tradicional celebra a fé, identidade e resistência da comunidade negra piracicabana
O pátio da Casa do Povoador, espaço ligado à Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será palco do Balaio de Iemanjá, uma das mais tradicionais manifestações de matriz africana da região. Com entrada gratuita, a celebração acontece no domingo, 22/02, às 10h, e integra o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Reconhecido pelo Decreto Municipal nº 17.039, o ato reforça a preservação das tradições materiais e imateriais da população negra e reconhece oficialmente festividades religiosas de matriz africana, como as homenagens a Iemanjá, Ogum e Oxum, como patrimônio cultural da sociedade piracicabana. A celebração também remete ao Dia de Iemanjá, lembrado há mais de um século no mês de fevereiro.
A organização conta com a participação do Centro de Umbanda Boiadeiro João do Casco, em parceria com o Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba), com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.
Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, a realização do Balaio de Iemanjá traduz uma diretriz clara da atual gestão. “Promover a diversidade e celebrar a religiosidade do nosso povo são ações que integram o plano do prefeito Helinho Zanatta. Valorizar as manifestações de matriz africana é reconhecer a importância da comunidade negra na formação cultural de Piracicaba e garantir que essas tradições sigam vivas”, afirma.
A secretária municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, também destaca o impacto do evento no calendário da cidade. “Além do significado religioso e cultural, a celebração fortalece o turismo cultural e evidencia a pluralidade que marca a identidade do município”, pontua.
O nome da orixá Iyemonjá, com leitura em iorubá, Yéyé omo ejá, significa “Mãe cujos filhos são peixes”, remete à divindade feminina ligada à fertilidade nas religiões de matriz africana, tradicionalmente associada às águas, aos rios e às desembocaduras.
SERVIÇO – Balaio de Iemanjá. Domingo, 22/02, às 10h. No pátio da Casa do Povoador (Avenida Beira Rio, s/n, Centro). Gratuito.