A Casa do Povoador abre neste sábado (01º) a exposição “A Arte de Araken Martins”. São 48 trabalhos selecionados, em sua grande maioria ilustrações, de autoria do artista piracicabano Araken Martins. Coimposta por 48 trabalhos, em sua grande maioria gravuras, a exposição faz um apanhado da extensa carreira do artista plástico, falecido no ano passado. A iniciativa conta com o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). A entrada é gratuita.

Araken iniciou sua trajetória artística jovem, no fim dos anos 60. Em seu currículo constam numerosas participações em Salões e mostras de arte em Piracicaba, São Paulo e outras no exterior. O diretor do jornal “A Tribuna Piracicabana” Evaldo Vicente tornou-se amigo do artista no início da década de 70, nas oficinas do jornal “O Diário de Piracicaba”, e guarda lembranças da relação de Araken com a vida artística. “Ele foi um artista na essência da palavra. Não sabia movimentar qualquer coisa em sua vida que não tivesse relação com a arte . Era um artista de primeira linha, com uma participação incomparável em Salões e exposições, individuais e coletivas”, disse ele.

A exposição fica na Casa do Povoador até 30 de julho, aberta sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3434-8605.

Sobre o artista

Nascido em Piracicaba em 1950, Araken teve desde cedo profunda ligação à arte. Seu pai, Malpaga Franco, pintor piracicabano, lhe exerceu grande influência para as artes plásticas. Teve sua primeira exposição individual aos 18 anos, participando posteriormente de inúmeros Salões e mostras de arte.

Na década de 70, trabalhou como diagramador gráfico no jornal “O Diário de Piracicaba” e no departamento da “Folha de São Paulo”. Mais tarde, nos anos 90, manteve o espaço cultural “Vila do Araken”, na Rua do Porto, um misto de bar, loja e ateliê de gravuras e a “Galeria Casa Verde”, concentrando exposições permanentes de artistas locais.

Serviço:

A Arte de Araken Martins

Na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/nº, próximo ao Largo dos Pescadores)

Visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados, das 9h às 13h

Entrada gratuita