Portal do Município de Piracicaba

Casa de Passagem, que atende população em situação de rua, muda de endereço

Novo local passou a funcionar no bairro Paulicéia com atendimento 24h e estrutura ampliada para acolhimento

Por CCS / Publicado em 10/06/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um edifício branco de dois andares com um portão de ferro preto moderno na frente. O portão tem um design diagonal e parece ser feito de metal. O edifício parece ser residencial e tem várias janelas. Há uma pequena varanda no segundo andar. O céu está claro e parcialmente nublado. Há alguns fios elétricos visíveis no céu. Há também uma pequena árvore na parte esquerda da imagem. O chão é de concreto e há uma pequena calçada na frente do portão.
A Casa de Passagem está funcionando na Rua Santa Helena, nº 546, no bairro Paulicéia

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, informa que o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (Casa de Passagem) está funcionando na Rua Santa Helena, 546, na Paulicéia, desde o dia 02/06. O atendimento continua sendo realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

A secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, explicou que a mudança de prédio foi necessária para melhorar as condições de atendimento à população que busca auxílio. “Além disso, a troca de local também permitiu ampliar a capacidade de acolhimento, que antes era de cerca de 70 pessoas e, no novo imóvel, poderá chegar a até 100.”

A Casa de Passagem oferece acolhimento temporário com alimentação, possibilidade de higiene pessoal e acompanhamento psicossocial por equipe técnica especializada. Entre os serviços prestados, está o encaminhamento para políticas públicas conforme as necessidades de cada pessoa atendida. O acesso para a Casa de Passagem é feito por meio de encaminhamento do Centro POP ou por demanda espontânea, no caso de migrantes.

A imagem mostra um quarto com várias beliches. As paredes são brancas e o chão é de granito. Há uma janela grande na parede do fundo que deixa entrar bastante luz solar. As beliches são de metal preto e têm colchões azuis claros. Cada beliche tem um cobertor preto dobrado em cima do colchão. Há também uma beliche de metal prateado no canto direito da imagem. O quarto parece ser um dormitório ou um alojamento.
O serviço oferece acolhimento temporário com alimentação, possibilidade de higiene pessoal e acompanhamento psicossocial

CENTRO POP – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) permanece em seu endereço atual, na Rua Frei Vital de Primeiro, nº 234, no Jardim Califórnia (local em que funcionava a Casa de Passagem). O serviço oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No espaço, são realizados atendimentos psicossociais, acolhida, acesso à higiene pessoal, café da manhã e da tarde, além de encaminhamentos para inclusão no Cadastro Único, solicitação de segunda via de documentos, serviços da rede socioassistencial e de outras políticas públicas. Também é possível solicitar o retorno à cidade de origem. O atendimento é feito por demanda espontânea ou via encaminhamento da equipe de Abordagem Social ou da rede de atendimento.

AÇÃO INTENSIFICADA – Com a previsão de queda de temperatura nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família reforçou o atendimento à população em situação de rua, por meio da atuação integrada do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro POP e Casa de Passagem.

Durante esse período, serão ofertados transporte, banho, alimentação e pernoite. Pessoas em situação de rua, acompanhadas de animais, também serão acolhidas – os pets ficarão em espaço externo coberto na Casa de Passagem.

As equipes de abordagem intensificaram as ações nas ruas da cidade, com escuta ativa, orientação sobre os serviços disponíveis e encaminhamentos para acolhimento, alimentação e atendimento em saúde, quando necessário.

A secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, destaca a atuação das equipes neste momento. “Estamos com nossa rede mobilizada para oferecer apoio integral à população em situação de rua, especialmente neste período de frio mais intenso. A prioridade é garantir acolhimento seguro, com dignidade, respeito e acesso a todos os serviços necessários”, afirmou.

O Serviço Especializado de Abordagem Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A população pode acionar as equipes pelos telefones: (19) 99446-4389, (19) 99446-5654 e (19) 98904-6605.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.