A Casa das Oficinas, instalada na Rua Jane Conceição, completou um ano no dia 23 de setembro. Com o objetivo de auxiliar o tratamento de pacientes com sofrimento psíquico intenso, a unidade visa a reabilitação psicossocial com a realização de trabalhos manuais e geração de renda.

A casa incentiva a prática de atividades artísticas e artesanais que geram renda aos assistidos pelo projeto. De acordo com Vanessa Rosseto, terapeuta ocupacional da unidade, os trabalhos realizados funcionam como um serviço substitutivo aos manicômios, pois, visa a promoção da saúde, integração e principalmente a inserção social.

“Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem como função promover a vida comunitária dos assistidos em saúde mental. Nos últimos anos com a desativação dos manicômios, a prática de trabalhos que colaboram na inserção social destes pacientes tem sido benéficas para a reabilitação psicossocial e esta é a proposta da Casa das Oficinas”, explicou Vanessa.

As atividades desenvolvidas são: técnica de mosaico, tecelagem, papel reciclado e pintura em guardanapo. Segundo Vanessa, cerca de 200 pessoas participam na unidade todos os meses. Maria Laura de Souza, paciente do CAPS Centro, participa da Casa das Oficinas desde o início deste ano.

Segundo ela a técnica de mosaico é um desafio: “É muito trabalhoso, mas eu sempre admirei mosaico, quando me convidaram para participar eu escolhi esta técnica. Quanto mais difícil mais motivada eu fico em fazer o trabalho”, disse.

Os participantes são encaminhados para a Casa das Oficinas para complementar o tratamento realizado nas unidades de CAPS. Eles vão a Casa das Oficinas três vezes por semana durante três horas. Segundo Vanessa, todos os trabalhos produzidos no local são colocados à venda e depois a renda adquirida é somada e uma quantia é dividida pelo número de pessoas que trabalham durante o mês e outra quantia é reservada para a compra de materiais.

“Os pacientes se sentem valorizados ao finalizarem um trabalho e conseguem encontrar prazer na atividade desenvolvida, que ainda gera renda. Outro benefício das atividades aqui realizadas é o vínculo que nasce entre eles e os profissionais, este vínculo é que faz a diferença em momentos de crise”, explicou Vanessa.

Os trabalhos são vendidos na própria Casa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Alguns produtos como tapetes de tecelagem, vasos e quadros de mosaico e cartões de papel reciclado entre outros, estão expostos na vitrine da unidade. A Casa também participa de feiras artesanais e comemorativas onde expõe e realiza a venda dos produtos confeccionados. A Casa das Oficinas conta com equipe formada por terapeuta ocupacional, dois professores de educação artística e três monitores.

Saúde Mental em Piracicaba

Os Caps oferecem programas de cuidados intensivos, elaborado por uma equipe multidisciplinar como alternativas terapêuticas ao modelo de atendimento centrado no hospital psiquiátrico. Hoje, em Piracicaba são 5 CAPS, sendo 1 CAPS infantil e 1 Álcool e Drogas (CAPS AD), além disso, a rede conta com um Ambulatório de Saúde Mental. De acordo com Heloísa Moura, coordenadora de Saúde Mental, cerca de 40 mil pessoas são assistidas no município, uma média de 6 mil pessoas por unidade.