Portal do Município de Piracicaba

Cartunista piracicabano é premiado no X PortoCartoon

Por Comunicação Social / Publicado em 08/05/2008
Tempo de leitura: 5 minutos.

O cartunista piracicabano Edu Grosso foi premiado com Menção Honrosa no X PortoCartoon-World Festival, de Portugal. O cartunista brasileiro Dálcio Machado ganhou o terceiro prêmio do festival que, este ano, foi dedicado aos “Direitos Humanos”. Também recebeu Menção Honrosa o artista baiano Cau Gomez (Cláudio Antônio Gomes).

Eduardo Grosso, funcionário da Secretaria Municipal da Ação Cultural, é artista plástico premiado em salões de diversos nacionais. Em 2007, a convite do PortoCartoon-World Festival, realizou grandioso trabalho composto de 200 desenhos alusivos ao bicentenário do desembarque da família real portuguesa no Brasil. Dálcio, que partilhou o prêmio com o sul coreano Taeyong Kang, foi premiado no festival mundial de cartoon organizado todos os anos pelo Museu Nacional da Imprensa, de Portugal e que este ano comemora o seu 10º aniversário. Natural de Campinas, SP, Dálcio á teve trabalhos publicados nas revistas Veja, Exame, Revista da Semana e colabora com o jornal Correio Popular. É presença habitual nos salões de humor brasileiros e internacionais, tendo já recebido mais de 80 prêmios em países como Japão, Espanha, Itália, Grécia, Estados Unidos e Turquia. Cau Gomez publica atualmente charges e ilustrações no jornal A Tarde em Salvador e colabora com a revista Courrier International, na França. O cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do primeiro prêmio do X PortoCartoon e o segundo prêmio foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia. Os “Direitos Humanos” foram o tema escolhido para esta edição e assumem, nesta altura, uma especial pertinência pelos problemas levantados com a viagem da chama olímpica para a China. A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países, incluindo as duas do Brasil. O Brasil é o país com mais participantes – mais de 50 cartunistas, com 200 desenhos, como já vem sendo habitual. Em segundo ficou Portugal, seguido pelo Irã em terceiro.

Esta é a primeira vez ao longo dos 10 anos de concurso que se registra uma participação geograficamente tão abrangente, com trabalhos provindos de 70 países. Um crescimento de 20% em relação a 2007. Por outro lado, tanto em termos de cartunistas quanto de desenhos, foi ultrapassada a participação dos anos anteriores. A organização registrou cerca de 2 mil desenhos de mais de 500 artistas.

O júri internacional do X PortoCartoon foi presidido por Marlene Pohle, presidente da Feco, e integrou Xaquin Marin, diretor do Museo de Humor de Fene (Espanha); Júlio Dolbeth, da Faculdade de Belas Artes do Porto; Lucília José Justino, presidente da Amnistia Internacional de Portugal; Naoki Seshimo, arquiteto japonês; Nuno Costa Santos, representante das Produções Fictícias; Raquel Almeida, representante do Ministério da Cultura; e Luís Humberto Marcos, diretor do PortoCartoon e do Museu. Os vencedores do X PortoCartoon receberão os troféus e os prêmios durante a cerimônia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, no final de junho, quando das Festas da Cidade do Porto. PortoCartoon-World Festival O PortoCartoon-World Festival é considerado pela Feco (Federation of Cartoonists Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. A Feco é a mais importante organização internacional de cartunistas, representando mais de 2 mil artistas de 30 países.

Organizado anualmente, o PortoCartoon foi lançado em 1999, presidido pelo anterior presidente da república portuguesa, Jorge Sampaio. Todos os anos, sempre com temas de impacto mundial, recebe milhares de visitantes nas suas instalações, nas diferentes cidades por onde passa e fora de Portugal. Em 2007, parte do PortoCartoon pode ser visto no Brasil, no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.