Cau Gomez, artista da paralela na Biblioteca, é mineiro radicado em Salvador, Bahia
Cau Gomez, artista da paralela na Biblioteca, é mineiro radicado em Salvador, Bahia

O cartunista Cau Gomez, mineiro radicado na Bahia, que fez parte do júri de Premiação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, ganhou uma mostra paralela, Desenhos de Humor, Pressão e Expressão, que está montada até o dia 3/11 na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A entrada é gratuita.

O 51º Salão de Humor, cuja mostra principal está no Armazém 14 do Engenho Central, é uma realização da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Desenhos de Humor, Pressão e Expressão apresenta trabalhos de diversas épocas da extensa carreira do artista Cau Gomez. “São obras publicadas e premiadas em diversos salões pelo Brasil”, conta o artista.

Cau tem 52 anos, natural de Belo Horizonte, e atua na imprensa desde os 15 anos de idade. Estreou no Diário de Minas, em 1988. Suas criações foram publicadas em O Estado de S. Paulo, Playboy, Jornal do Brasil, Veja, Courrier International (França), Bundas, Palavra, O Pasquim 21 e A Tarde (Bahia).

Em 2022 uma de suas obras passa a fazer parte do acervo permanente do MAM (Museu de Arte Moderna) da Bahia. Cau é ainda coautor do livro Pastinha, o Menino que virou Mestre de Capoeira, finalista do Prêmio Jabuti em 2012.

SERVIÇO – Mostra paralela do 51º Salão de Humor de Piracicaba: Desenhos de Humor, Pressão e Expressão, por Cau Gomez (Bahia). Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na rua Saldanha Marinho, 333. Visitação gratuita até 3/11. Informações: (19) 3433-3674.