O Salão Internacional de Humor de Piracicaba volta a estar presente nas primeiras horas do dia dos munícipes. Na histórica 50ª edição, que será aberta dia 26/08, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, o CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba) e a Apapir (Associação dos Panificadores de Piracicaba) fecharam parceria para estampar o cartaz do maior evento de artes gráficas do mundo em 50 mil sacos de pães de 45 padarias da cidade.

O cartaz do 50º Salão é uma arte do cartunista Zélio, 85 anos, autor do primeiro cartaz do evento, em 1974. É uma releitura da arte oficial da primeira edição. A mudança de um para o outro é singela: na versão 2023, Zélio trocou objetos relacionados ao ofício de desenhar pelo ícone que se tornou o mais desejado pelos artistas que enviam suas obras ao Salão de Humor, que inclusive, é uma homenagem a ele: o Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro.

Parceria do Salão de Humor com a Apapir começou em 2010

"São padarias de todas as regiões da cidade que participam da divulgação desta edição tão importante de um evento que enaltece a cultura de Piracicaba para o mundo", conta Levi Roccia, presidente da Apapir.

A parceria do CEDHU com a Apapir nessa ação começou em 2010, ficou nos bastidores durante a pandemia e agora, em 2023, volta a circular nas embalagens entregues aos consumidores destas padarias que pedem de cinco a seis unidades de pães.

"É legal porque este é um momento importante da pessoa, de ir comprar o pão logo nas primeiras horas do dia. Com esta edição especial do saquinho de pão, a pessoa já tem contato com cultura logo cedo. Ficamos contentes em participar dessa dinâmica", fala Roccia.

Júnior Kadeshi, diretor do CEDHU, equipamento da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), responsável pela produção do Salão de Humor, também enaltece a ação que divulga a aguardada 50ª edição.

"É uma parceria de sucesso entre Salão de Humor e Apapir, que retomamos para nossas comemorações de 2023. Quem comprar pão nas padarias participantes, levará para casa a embalagem comemorativa dos 50 anos do Salão. Não tem melhor forma de começar o dia", afirma Kadeshi.

Saquinho com cartaz do Salão de Humor comporta de cinco a seis pães

PRÊMIO ADILSON MALUF – Após ganhar uma nova categoria (Escultura) e ter o valor reajustado para todos os prêmios, o Salão de Humor terá em 2023 o Prêmio Adilson Maluf, alusivo ao ex-prefeito de Piracicaba, que faleceu em julho do ano passado.

O Prêmio Adilson Maluf terá valor de R$ 7.500 e será destinado exclusivamente ao melhor trabalho entre os artistas piracicabanos ou residentes na cidade. O prêmio é um oferecimento da família do ex-prefeito.

PATRIMÔMIO IMATERIAL – Realizado de forma ininterrupta há 50 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba agora deve ganhar o registro de patrimônio histórico e cultural imaterial do município. O pedido está sob análise do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), órgão ligado ao Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

"Destacará ainda mais como o nosso Salão de Humor é uma realização cultural que faz brilhar os olhos da classe artística, público e imprensa, tanto do Brasil como de tantos países de outros continentes, assíduos no evento. E o ano é emblemático para isso, justamento quando celebramos 50 anos de realização", reforça Júnior Kadeshi.

O secretário de Governo e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Carlos Beltrame, lembra que todos os registros anexados pelo Cedhu – entregues ao Codepac – para comprovar a importância do Salão de Humor têm um elemento em comum: Piracicaba.

"A cidade é o pano de fundo e cenário principal na história do Salão de Humor: foi aqui que nasceu a ideia do evento, foi aqui – e é aqui – o ponto de encontro de grandes representares do humor gráfico, além do Engenho Central, um patrimônio do município, que abriga a mostra principal, paralelas e o Salãozinho de Humor".