O prédio central da Estação da Paulista, um dos principais cartões-postais de Piracicaba – transformado pela Prefeitura de Piracicaba em centro cultural – será entregue à população neste sábado (23), às 16 horas. Levando o nome de um dos expoentes do cenário cultural piracicabano, o artista plástico Antonio Pacheco Ferraz, o Centro Cultural Estação Paulista será um espaço para manifestações artísticas diversas, como teatro, dança, música, oficinas pedagógicas e educativas.

Totalmente restaurado pela Emdhap, o Centro Cultural será coordenado pela Secretaria de Ação Cultural, que projetou seu uso para atividades multidisciplinares. A antiga plataforma de embarque, por exemplo, foi reformulada para funcionar como palco permanente. Ambientes internos foram cuidadosamente restaurados, como piso e os sanitários. Nas salas funcionarão oficinas de artes cênicas, dança entre outras manifestações artísticas.

A secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, explica que o prédio abrigará uma sala do Acessa São Paulo, nos moldes da Biblioteca Municipal, com acesso grátis à internet em 10 microcomputadores. ‘Nos finais de semana teremos oficinas de arte para o público em geral’, detalha.

Rosângela conta que o prédio tem também uma sala de projeções com capacidade para 20 pessoas, na qual serão transmitidos filmes sobre Piracicaba. ‘A partir de novembro, as escolas já poderão agendar datas para a visita dos alunos e o acompanhamento das projetções’. A secretária comenta que uma Sala Administrativa atenderá o público, oferencedo informações sobre as atividades da Secretaria de Ação Cultural. ‘Em outro espaço vamos oferecer oficinas de artes plásticas, como as que são realizadas no Centro Cultural 1º de Maio’, detalha.

Rosângela informa que a Movimentação Cultural passa a ter sua sede no Centro Cultural Estação Paulista, a partir de segunda-feira. ‘Será realmente um espaço de cultura e informação’, frisa a secretária.

A revitalização do prédio central da Estação da Paulista foi contemplada pela Prefeitura para oferecer ao piracicabano um novo e adequado espaço para atividades culturais. Para poder receber eventos artísticos, o prédio passou por reforço estrutural, isso sem perder as características originais. A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e tombada como patrimônio histórico de Piracicaba em 1996.

O prefeito Barjas Negri destaca que o Centro Cultural Estação Paulista será um diferencial em termos de espaço cultural. “O prédio guarda consigo muita história, especialmente para quem passou pelo local quando estação de trem. Agora, as novas gerações terão a opção de aproveitar essa riqueza através da arte e da cultura”, detalha.

Barjas lembra que o projeto de revitalização da Estação da Paulista contempla várias obras interligadas. “Já inauguramos a Estação Idoso, agora entregamos o Centro Cultural e, em outubro, vamos inaugurar o Parque de Lazer. Sem dúvida, Piracicaba passará a ter um moderno complexo de lazer, esporte e cultura”, afirma o prefeito.

Durante os últimos retoques, a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, não escondia a satisfação pela inauguração e a entrega deste importante centro cultural. ‘Estamos dando vida a instalações que estavam ocioso e sem utilização. Sinto-me feliz e sei que Piracicaba vai saber valorizar essa espaço’, afirma.

Para a inauguração da Estação Cultural Estação Paulista estão programados desfile de carros antigos, atores vestidos a caráter, apresentações de danças folclóricas de Piracicaba, realejo, fotografia lambe-lambe e shows.

PROGRAMAÇÃO

15h30 – Desfile de carros antigos (saída do Centro Cívico e chegada na Estação da Paulista). Os passageiros serão atores estarão vestidos com roupas de época.

15h30 – Apresentação do Sexteto da Guarda Mirim

16h00 – Solenidade de inauguração

16h45 – Apresentação do Grupo Essência Feminina

18h00 – Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba

Antonio Pacheco Ferraz

O prédio do Centro Cultural Estação Paulista homenageará Antonio Pacheco Ferraz , artista piracicabano que morreu em junho passado aos 101 anos e é um dos mais representativos pintores piracicabanos, representante do impressionismo, com passagens pelo surrealismo. Ao longo de 80 anos de carreira, confeccionou mais de mil telas, algumas ainda no acervo da família e a maioria espalhada em coleções particulares. Seus trabalhos são coloridos e ousados.

Pacheco Ferraz é conhecido como um dos maiores expoentes do impressionismo – movimento artístico que revolucionou a pintura por ser uma técnica de pinceladas soltas, com ênfase à luz e ao movimento, e que teve Claude Monet e Edgar Degas como seus representantes – no Brasil, porém, o que poucos sabem é que esse movimento foi diretamente influenciado pela estética surrealista – corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, à qual Salvador Dali dedicou-se.

Parque de Lazer

Estão em fase de conclusão as obras do Parque de Lazer Estação Paulista. A Prefeitura está efetuando os retoques nos 800 metros de pista para caminhada, 800 metros de ciclovia (1ª ciclovia de Piracicaba), campo de futebol social, bancos, praça, bebedouros, parque infantil (com muro de escalada, arvorismo, casa das bonecas entre outros), equipamentos de ginástica, arborização, paisagismo, estacionamento com 200 vagas e iluminação. A Prefeitura pretende entregar o Parque de Lazer Estação Paulista até o final de outubro.

SERVIÇO:

Inauguração da Estação Cultural Estação Paulista “Antonio Pacheco Ferraz”

Dia 23/09/2006 (sábado)

16 horas

Av. Dr. Paulo de Moraes, s/nº