Piracicabanos interessados em participar dos programas de habitação de interesse social precisa fazer cadastro on-line por meio do Cartão Pira Cidadão

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), informa a população que o cadastro de demanda para habitação de interesse social passou a ser online e está vinculado ao cartão Pira Cidadão. Neste sentido, a partir de agora, para fazer seu cadastro é necessário que o piracicabano esteja com dados atualizados e devidamente cadastrado no Pira Cidadão.

A mudança é necessária já que o cadastramento da população para habitação de interesse social estava vinculado ao sistema da extinta Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) e que passou a ser online em junho de 2023 com a criação da Semuhget. A partir disso, o novo cadastro ou a atualização dele está vinculado ao Pira Cidadão.

Esse novo cadastro, segundo Andrea Ribeiro Gomes, titular da Semuhget, tem por objetivo atualizar o número da demanda por habitação de interesse social no município e a unificação das informações. “Ano passado começamos a fazer o cadastro online, porém, vimos que muitas pessoas não o fizeram. Desta forma, por meio do Pira Cidadão, a integração das informações será mais ágil e mais transparente uma vez que a pessoa interessada terá todas as ações da Prefeitura disponibilizadas por meio de aplicativo. Além disso, com o cadastro de demanda atualizado, o interessado não terá prejuízo quando de futuros lançamentos de novos projetos habitacionais”.

Vale ressaltar ainda que realizar o cadastro de demanda não insere o interessado nos programas de habitação de interesse social. “Assim, quando um empreendimento habitacional de interesse social for lançado no município, os interessados deverão se inscrever de forma online neste programa para concorrer a uma moradia de interesse social, sendo que as inscrições ocorrem somente a partir da publicação do edital de chamamento que apresentará os critérios de seleção”, completa Andrea.

O cartão Pira Cidadão pode ser feito pelo aplicativo – disponível para Android e IOS –, site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou nos seguintes pontos fixos: na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h; no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h. Informações pelo (19) 9.9458-3813.

É importante lembrar que após o cadastro junto ao PiraCicadão, o munícipe já pode realizar seu cadastramento ou atualização dele de forma on-line para a demanda por habitação de interesse social, preferencialmente pelos canais www.habitacao.piracicaba.sp.gov.br ou site da Prefeitura Municipal www.piracicaba.sp.gov.br clicando na área de Acesso Rápido, no ícone “Cadastro de Demanda por Moradia Social”. O cadastro on-line pode ser feito pelo celular ou computador, apenas por pessoas com 18 anos de idade ou mais, e para preenchê-lo é necessário ter em mãos o cartão Pira Cidadão, RG, CPF e comprovante de residência (recente) e informar e-mail.

Em caso de dúvidas sobre o cadastramento em habitação de interesse social, o munícipe deve procurar a Semuhget que está localizada à avenida Cristóvão Colombo, 1.900, Jardim Algodoal. O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O telefone para contato é (19) 3424-2450, além de WhatsApp (19) 97120-1862, somente mensagens.