Começaram ontem, 24/01, os atendimentos gratuitos da carreta do programa estadual Mulheres de Peito, na Estação da Paulista. A ação, que fica na cidade até o próximo dia 5 de fevereiro, tem como objetivo detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. Na manhã desta terça-feira, 25/01, o prefeito Luciano Almeida, o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, e o deputado estadual Alex de Madureira, visitaram a unidade. Também esteve presente a vereadora Ana Pavão.
De acordo com Filemon, a iniciativa estimula mulheres piracicabanas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita, a cada dois anos, na rede pública e visa a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. “É uma ação muito importante e mostra a preocupação do município com a saúde da mulher e também com a prevenção ao câncer”, disse o secretário.
Filemon Silvano, Alex de Madureira, Luciano Almeida e Ana Pavão – Foto: Aldo Guimaraes
As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. O atendimento às mulheres piracicabanas segue todos os protocolos sanitários decorrentes da pandemia da Covid-19 sendo, de segunda a sexta-feira, com distribuição de 50 senhas por demanda espontânea para atendimento no mesmo dia, das 8h às 17h e no sábado, 25 senhas, das 8h às 12h.
Para realizar os exames, as mulheres de 50 a 69 anos precisam apenas levar documentos como RG e Cartão SUS. As mulheres entre 35 e 40 anos e acima de 70 anos que necessitem realizar o exame poderão realizá-lo na carreta, porém, devem apresentar um pedido médico, cartão SUS e RG.
Para ter acesso aos exames, mulheres retiram senhas para atedimento no mesmo dia – Foto: Felipe Poleti
Segundo o prefeito Luciano Almeida, esta ação é oportuna já que colabora para que as mulheres desenvolvam a consciência para o autocuidado. “Nós buscamos trabalhar com a prevenção, pois é a partir dela que conseguimos ter um cuidado melhor com a Saúde. Esse é objetivo da vinda da carreta: dar oportunidade para o tratamento correto, de forma precoce e, assim, ofertar maior possibilidade de cura das pacientes”, afirmou.
A aposentada Maria Angela Scarpari dos Santos, 61 anos, foi uma das primeiras a serem atendidas e destacou a importância de a Prefeitura oferecer amparo à saúde da mulher. “No meu caso, minha mãe e minha avó tiveram o câncer de mama e vieram a óbito por isso, então, eu preciso realizar este exame a cada seis meses. Tenho certeza que esta ação está beneficiando muitas mulheres de Piracicaba que muitas vezes não procuram por este cuidado. Além disso, o que me surpreendeu foi o atendimento. Os profissionais da carreta são muito educados, atenciosos e me orientaram sobre todo o processo de rastreio. Só tenho a agradecer”, enfatizou.
Maria Angela Scarpari dos Santos foi uma das primeiras a serem atendidas nesta terça-feira (25/01) – Foto: Felipe Poleti
A vinda da carreta ao município foi viabilizada por meio da articulação do deputado estadual Alex de Madureira junto ao secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, por meio de ofício enviado no mês de outubro de 2021. “A Carreta da Mamografia ficou dois anos parada devido à pandemia e ela voltou no final do ano passado. Com o apoio da Prefeitura foi possível trazer ela à nossa cidade. Hoje conseguimos ver a demanda por este trabalho, com muitas mulheres vindo procurar o serviço. Parabéns ao prefeito e ao secretário por essa parceria. Reforço aqui o convite para que as mulheres participem de mais esta ação de saúde”, completou o deputado.