Com o intuito de fomentar o Carnaval de Piracicaba e ainda resgatar a Festa do Momo na cidade, a Prefeitura protocolou nesta tarde dois projetos de lei (PL) que pretendem ser um estímulo a mais para Escolas de Samba e também blocos e ainda para candidatos à realeza. O primeiro PL aumenta o valor das subvenções para as escolas de Samba. Para as escolas do grupo de acesso, o valor muda dos atuais R$21.102,85 para R$ 33.200,00. Para o grupo especial, o valor salta dos R$25.321,83 para R$40 mil. O segundo PL aumenta o valor dos prêmios destinados às escolas de samba vencedoras do carnaval e também para a realeza e institui prêmios para o primeiro colocado dos blocos de rua e o primeira colocada das escolas pleiteantes. Ambos (blocos e pleiteantes) receberão notas durante a realização dos desfiles de carnaval e serão conhecidos na apuração dos desfiles, quando também as Escolas vencedoras do Carnaval são conhecidas. Os prêmios para as Escolas de Samba passam de R$6 mil para R$10mil para o primeiro colocado; de R$4 mil para R$ 7 mil para o segundo e de R$ 3 mil para R$5 mil. Para a realeza, os prêmios passam de R$ 1 mil para R$1.500,00 para Rei Momo e Rainha e de R$ 600,00 para R$900,00 para princesas. Os novos prêmios para escola pleiteante e bloco de rua são R$4 mil e R$1500,00 respectivamente. O nome desta possível conquista, segundo o Secretário Municipal de Turismo, Omir Lourenço, é planejamento. “Há dois anos estamos pleiteando a revisão destes valores junto ao Prefeito. Após várias reuniões entre a Secretaria, a Associação das Escolas de Samba (Acesec) e os Presidentes das Escolas de Samba conseguimos sensibilizar o Prefeito Barjas Negri sobre a revisão dos valores para o fomento e resgate do carnaval, bem como da motivação extra que os prêmios podem causar na participação das pessoas na maior festa popular do Brasil. Estes PLS colaborarão para o aumento da qualidade do Carnaval de Piracicaba e sua profissionalização. Atualmente já temos cinco escolas regularizadas e aptas a participar do Carnaval. Esta regularização foi possível porque fomos rigorosos e exigentes há três anos e exigimos que todas tivessem declaração de utilidade pública. Por conta desta regularização que conseguimos o retorno ao anseio da Secretaria e da Associação”. Com a entrada dos PLs na Câmara, os projetos seguem todos os ritos processuais até seguir para votação no plenário.