Carnaval inclusivo, CarnaForró, marchinhas e blocos integram programação carnavalesca deste fim de semana
Eventos são totalmente gratuitos e ocorrem em diferentes espaços da cidade

A programação carnavalesca organizada pela Prefeitura de Piracicaba para este fim de semana inclui Carnaval inclusivo, CarnaForró, marchinhas e blocos. Estes eventos acontecem entre esta sexta-feira, 6/02, e vão até domingo, 8/02, e são totalmente gratuitos. A programação oficial é realizada pelas secretarias municipais de Turismo e de Cultura e continua até 17/02, em diversos pontos da cidade, tendo ao todo 16 blocos carnavalescos. Confira abaixo o cronograma.
Nesta sexta, 6/02, o Carnaval Inclusivo ocorre no armazém 17 do Engenho Central, tendo como atrações Hoje Tem Sambaí, das 13h às 14h30, e Máfia do Jazz, das 14h30 às 16h. Haverá intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e participação especial do Palhaço Sossego. O público-alvo do evento são as entidades e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que atendem pessoas com deficiência. Já a noite de sexta-feira terá o Carnaval das Marchinhas, das 19h às 22h, no largo dos Pescadores, com Roberto Seresteiro.



“Neste ano, pensamos no período da tarde de sexta-feira para o Carnaval Inclusivo justamente para que as entidades se programem para participar. É um dia útil de semana, então os assistidos pelas entidades têm mais probabilidade de estar conosco, mas ressalto que o evento é aberto a toda a população. Queremos que cada vez mais pessoas vivenciem o Carnaval de Piracicaba”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.
No sábado, 7/02, a programação segue com o CarnaForró, começando com a banda Dona Zefa, às 16h, no Engenho Central, especificamente no palco Bem-Vindo, nas proximidades da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Às 18h, inicia-se o cortejo pela avenida Beira Rio, finalizando na Casa do Povoador, onde haverá apresentação da banda Forró de Terno até as 21h.

“A programação carnavalesca de 2026 na cidade foi planejada para os mais variados públicos, incluindo a diversidade de gêneros musicais. O CarnaForró é um exemplo disso, então convidamos todos a participarem, de piracicabanos a turistas, desta temporada festiva”, disse o secretário de Cultura, Carlos Beltrame.
BLOCOS – Para este fim de semana também estão na programação três blocos carnavalescos. No sábado, tem o Bloco da Green (bloco estático), das 15h às 22h, na Praça da Boyes, e, ainda, o bloco Vila África Kilombo, com concentração às 15h, na rua Pascoalina Orlando, 177, na Vila Independência, e dispersão no ponto de cultura Vila África, às 22h. No domingo, dia 8/02, será a vez do Maracatu Baque Caipira, que inicia a concentração às 15h, na Praça Dr. Jorge Tibiriçá (rua do Rosário), e termina às 21h, no largo dos Pescadores.
Neste ano, os 16 blocos aprovados para integrarem o Carnaval 2026 de Piracicaba são: Bloco Afropira, Bloco Baque Caipira, Bloco Cordão Carnavalesco do Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco da Green, Bloco da Salomé, Bloco do Amor, Bloco do Bagaço, Bloco do Peixe Frito, Bloco dos Boçais, Bloco GRES Amigos da Rua do Porto, Bloco Pira Pirou, Bloco SapuTeda 2026, Bloco Unidos de Santa Olímpia, Bloco Vila África Kilombo e Bloquinho do Primo Luiz.
Entre os locais onde os eventos acontecem estão o Engenho Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, além de áreas que abrangem a Praça da Boyes, largo dos Pescadores, Praça Dr. Jorge Tibiriçá, Estação da Paulista, Casa do Povoador, bairro Santa Olímpia e outros.
SEGURANÇA – Entre as orientações das forças de Segurança Pública para os dias de festa estão não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, obedecer a sinalização de trânsito e evitar discutir ou brigar no trânsito. Também há instrução para que não sejam transportados qualquer tipo de objeto de vidro e pontiagudo. A venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos de idade é proibida e é recomendado não portar e consumir bebidas em garrafas de vidro.
O Carnaval de Piracicaba tem apoio da Polícia Militar, além do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba e da Piracerva – Associação das Cervejarias Artesanais de Piracicaba.
