Portal do Município de Piracicaba

Carnaval 2026: primeiro fim de semana da programação oficial reúne 6.000 pessoas

Eventos, totalmente gratuitos, continuam até 17/02, em diversos pontos da cidade

Por CCS / Publicado em 02/02/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra uma grande festa de rua, típica dos blocos de Carnaval no Brasil. Uma multidão densa e animada ocupa toda a largura da rua, que está ladeada por árvores verdes, sugerindo um ambiente ao ar livre e ensolarado. As pessoas estão vestidas com roupas leves, coloridas e muitas usam acessórios festivos como chapéus, perucas, óculos escuros e fantasias variadas. No centro da imagem, destaca-se uma faixa preta com letras douradas que diz "BLOCO DA SALOMÉ", indicando o nome do grupo ou do evento. A atmosfera é de muita alegria, com pessoas sorrindo, cantando e celebrando juntas. A foto foi tirada de um ponto elevado, mostrando a extensão da multidão que se estende pela rua, reforçando o clima festivo e coletivo do Carnaval brasileiro.
No sábado, bloco Salomé contou com 3000 pessoas
A imagem mostra um grande desfile de rua, possivelmente um bloco carnavalesco, com uma bateria (grupo de percussionistas) vestindo uniformes amarelos e azuis, cores que lembram o serviço postal brasileiro (Correios). Eles estão marchando por uma rua arborizada, cercados por uma multidão de espectadores que acompanham o evento. O clima parece nublado, com luz difusa. Na frente da bateria, um homem de camisa branca e chapéu levanta os braços, provavelmente conduzindo o grupo. Os músicos tocam diversos instrumentos de percussão típicos do samba, como surdos e chocalhos. De um lado da rua há árvores verdes e do outro uma parede branca com grafites. Ao fundo, banners indicam nomes como "Gil Coordenador" e "Norberto Coordenador de Bateria". A foto é tirada de um ponto alto, mostrando a extensão da festa e o grande número de participantes e espectadores, transmitindo uma atmosfera animada e festiva.
Bloco do Peixe Frito animou foliões no domingo
A imagem mostra um grupo de pessoas participando de um bloco de carnaval chamado "Bloco do Peixe Frito". No centro da foto, uma mulher sorri segurando uma bandeira amarela e preta com o desenho de um peixe, que é o mascote do bloco. Ela veste uma saia prateada brilhante e uma blusa preta, transmitindo alegria e energia. Ao redor dela, há outros foliões usando camisetas amarelas e shorts azuis, também sorrindo e caminhando pela rua molhada, indicando que pode ter chovido recentemente. O ambiente é ao ar livre, com árvores verdes ao fundo, sugerindo que o bloco está acontecendo em uma área urbana com bastante vegetação. A bandeira traz os dizeres "Bloco do Peixe Frito", "ArcBC Sou Todos Peixe Frito" e "Fundado em 04/2022", indicando que o grupo é recente. Um dos homens carrega uma bolsa preta com a frase "Feio do Amor". A atmosfera é festiva e animada, típica dos blocos de carnaval brasileiros.
Cerca de 2000 foliões estiveram no bloco Peixe Frito

Em ritmo de festa, o primeiro fim de semana da programação carnavalesca oficial de Piracicaba teve a participação de cerca de 6.000 pessoas. O abre-alas dos eventos foi na noite de sexta-feira, 30/01, com o Grito do Carnaval, que reuniu 1.000 foliões no Engenho Central. No sábado, o bloco Salomé contou com 3.000 pessoas. E no domingo, compareceram 2.000 foliões ao bloco Peixe Frito. A programação, organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, é totalmente gratuita e continua até 17/02, em diversos pontos da cidade, tendo ao todo 16 blocos carnavalescos. Confira abaixo o cronograma de eventos.

A imagem mostra um grande público reunido à noite em um evento ao ar livre, provavelmente um show ou festival de música. As pessoas estão de costas para a câmera, olhando para um palco iluminado com luzes coloridas (roxa, amarela e vermelha), onde uma banda está se apresentando. À direita, há uma tenda branca decorada com luzes de corda, e à esquerda, um prédio de tijolos com iluminação roxa, que possui uma placa com o nome "PRAÇA DA MATRIZ", sugerindo que o evento ocorre em uma praça pública. O público é composto principalmente por adultos vestidos de forma casual, com camisetas, regatas e shorts, alguns segurando bebidas. Em destaque, duas camisetas com frases: uma diz "A COMFORT ZONE IS A BEAUTIFUL PLACE" e outra exibe símbolos espirituais, como a mão de Hamsa e o símbolo Om, com a frase "THAT'S A NATURAL MYSTIC ROLLING". O ambiente transmite uma atmosfera de confraternização e celebração comunitária, com uma composição que direciona o olhar para o palco central, enquanto o céu noturno contrasta com as luzes vibrantes do evento.
Grito de Carnaval, no Engenho, foi o abre-alas da programação de 2026

Natural de Hortolândia e morando em Piracicaba há seis meses, a analista financeira Lilian Aparecida de Oliveira, 41, compareceu ao Grito de Carnaval já pensando em participar de outros eventos durante o mês. “Vim ao Grito de Carnaval com grandes expectativas e estou muito feliz já no primeiro dia. Acho que está começando com o pé direito. E com certeza estarei nos outros bloquinhos”, disse.

A imagem mostra uma mulher sorridente em primeiro plano, vestindo asas de borboleta cor-de-rosa e uma regata preta. Ela tem cabelo escuro com tranças e detalhes coloridos, e está usando batom escuro. Ela parece estar suada, indicando que pode estar em um ambiente quente ou ativo. Ao fundo, há um palco com equipamentos musicais, como bateria e alto-falantes, além de duas pessoas: um homem tocando bateria e outra pessoa próxima a equipamentos de som. O cenário é noturno e ao ar livre, com iluminação artificial e cores vibrantes (amarelo, vermelho e azul) em tecidos que decoram o local. Há também uma grade metálica separando a mulher do palco. O ambiente sugere um evento festivo, possivelmente um carnaval ou uma festa temática.
Lilian Aparecida de Oliveira, 41, compareceu ao Grito de Carnaval

Quem também aprovou a abertura da programação foi a piracicabana Eliana Zerimar, 59, fotógrafa. “Está sendo em grande estilo, com a Aninha Barros e o Juca Ferreira. E eu quero ir em todos os bloquinhos. Eu amo o Carnaval”, afirmou.

A imagem mostra uma apresentação musical ao vivo em um palco ao ar livre durante a noite. No centro, há uma cantora mulher vestindo um vestido branco com brilho, segurando um microfone e sorrindo enquanto canta. Ela está rodeada por seis músicos, todos homens, que tocam diferentes instrumentos, como violão, cavaquinho, baixo, tamborim e pandeiro. A maioria dos músicos veste camisetas pretas com a inscrição "ANINHA Barros", que provavelmente é o nome do grupo ou da cantora. O palco está decorado com panos coloridos em tons de amarelo e vermelho ao fundo, e a iluminação é vibrante, com luzes roxas, azuis e rosas que criam um ambiente festivo e animado. O cenário sugere uma apresentação de samba ou pagode, gêneros musicais típicos do Brasil. A disposição dos músicos é organizada, com a cantora à frente e os instrumentistas distribuídos ao redor dela, compondo uma atmosfera de interação e energia musical.
Aninha Barros tasmbém animou o Grito de Carnaval
A imagem mostra uma apresentação musical ao ar livre durante a noite. No centro do palco, há um cantor principal usando um chapéu preto estilo fedora, óculos escuros, uma camisa floral colorida e calças brancas, segurando um microfone. Ao redor dele, estão os músicos da banda: três percussionistas à esquerda, um deles tocando conga, outro em um pequeno conjunto de tambores, e um terceiro em um grande tambor rosa; à direita do cantor, há um baterista atrás de uma bateria com a marca "NAGANO" e dois guitarristas sentados, um tocando guitarra acústica e outro o contrabaixo. Todos os músicos, exceto o cantor principal, vestem camisetas brancas com um logotipo e chapéus verdes. O palco é decorado com tecidos amarelos, verdes e vermelhos ao fundo, e estruturas metálicas sustentam as luzes coloridas que iluminam o ambiente em tons de azul e verde. No chão, à frente do palco, estão dois alto-falantes grandes voltados para o público. A atmosfera é vibrante e festiva, típica de um evento musical ao vivo.
Juca Ferreira foi uma das atrações da abertura da termporada carnavalesca
A imagem mostra uma mulher negra sorridente participando de um desfile ou festa de rua. Ela veste uma camiseta azul decorada com corações dourados e usa uma tiara elaborada feita de penas amarelas e azuis, além de lantejoulas douradas. Na mão direita, ela segura um grande leque amarelo aberto, que está em movimento, sugerindo que ela está dançando ou se movimentando. Ela também usa uma pulseira larga prateada no braço direito. Ao fundo, outras pessoas também vestem roupas azuis e amarelas, algumas segurando leques semelhantes, e parece ser um evento ao ar livre com árvores verdes ao redor. Algumas pessoas observam o desfile na calçada. A cena é iluminada por luz natural em um dia nublado. A composição transmite alegria e energia festiva.
Pessoas de todas as idades compareceram aos eventos do primeiro fim de semana carnavalesco

Para a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, o público que compareceu no primeiro fim de semana da programação comprovou que o planejamento das atrações foi, de fato, para todas as idades. “Vimos crianças, jovens, adultos e idosos aproveitando juntos, curtindo as festas e celebrando nossa cultura. E queremos que este espírito de paz e alegria continue até o último evento, para todos”, disse.

Os 16 blocos aprovados para integrarem o Carnaval 2026 de Piracicaba são: Bloco Afropira, Bloco Baque Caipira, Bloco Cordão Carnavalesco do Mestre Ambrósio, Bloco da Ema, Bloco da Green, Bloco da Salomé, Bloco do Amor, Bloco do Bagaço, Bloco do Peixe Frito, Bloco dos Boçais, Bloco GRES Amigos da Rua do Porto, Bloco Pira Pirou, Bloco SapuTeda 2026, Bloco Unidos de Santa Olímpia, Bloco Vila África Kilombo e Bloquinho do Primo Luiz.

Conforme o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o Carnaval com blocos animando as ruas da cidade é uma marca que Piracicaba está consolidando a cada ano. “Cada bloco é único, peculiar, e isso é demonstrado à população por meio das músicas, das vestimentas, dos estandartes. É realmente uma grande festa, onde a alegria predomina”, falou.

A imagem mostra um grupo de nove pessoas posando sob uma tenda branca à noite. Na frente, há cinco mulheres vestidas com trajes carnavalescos elaborados, cheios de lantejoulas, franjas e penas, em cores como dourado, prata e preto. Elas usam faixas com títulos como "2ª PRINCESA", "RAINHA DA BATERIA" e "PRINCESA", indicando seus papéis em um bloco de Carnaval chamado "BLOCO PEIXE FRITO 2023". Uma menina pequena também está vestida com um traje dourado semelhante, entre as mulheres. Ao fundo, aparecem duas pessoas vestidas com camisetas vermelhas, provavelmente integrantes ou organizadores do evento. O ambiente é iluminado artificialmente, destacando o brilho dos trajes. O chão é de pedra escura, e o clima geral é de celebração e festa.
Secretários de Cultura e Turismo, Carlos Beltrame e Clarissa Quiararia, junto da realeza do bloco do Peixe Frito

Entre os locais onde os eventos acontecem estão o Engenho Central, um dos principais pontos turísticos da cidade, além de áreas que abrangem a Praça da Boyes, largo dos Pescadores, Praça Dr. Jorge Tibiriçá, Estação da Paulista, Casa do Povoador, bairro Santa Olímpia e outros.

SEGURANÇA – Entre as orientações das forças de Segurança Pública para os dias de festa estão não aceitar bebidas de pessoas desconhecidas, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, obedecer a sinalização de trânsito e evitar discutir ou brigar no trânsito. Também há instrução para que não sejam transportados qualquer tipo de objeto de vidro e pontiagudo. A venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos de idade é proibida e é recomendado não portar e consumir bebidas em garrafas de vidro.

O Carnaval de Piracicaba tem apoio da Polícia Militar, além do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba e da Piracerva – Associação das Cervejarias Artesanais de Piracicaba.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.