O Bloco Vila África vem pra o Carnaval com celebração da cultura afrocaipiracicabana

A extensa e totalmente gratuita programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), continua neste fim de semana. No sábado, dois blocos estreantes na folia da cidade saem às ruas: o Vila África, que acontece a partir das 16h na Vila Independência, e o Coreô, a partir das 15h, no São Dimas.

O Bloco Vila África, organizado este ano, vem pra o Carnaval com celebração da cultura afrocaipiracicabana e homenagem a Marlene Jesus Ferreira, mulher que contribuiu muito com a vida artística e cultural do Quilombo Urbano Vila África, com mais de 50 anos de história na cidade. Os criadores são membros e amigos da comunidade quilombola.

“Marlene tem uma bonita história nos desfiles e outros eventos carnavalescos de Piracicaba, principalmente, na Escola de Samba Ekyperalta e na Sociedade Beneficente Treze de Maio. Com essa homenagem, o Bloco vem saudar todas as mulheres, as presentes e as que já passaram por aqui e ajudaram a construir esse caminho”, destaca Ana Camila Caetano, uma das integrantes do bloco.

A concentração será às 15h, na rua Pascoalina Orlando, 177, em frente ao Centro Cultural e Social Rafael Baptista Antônio – Faé, na Vila Independência, com apresentação da DJ Ligia Souza e de grupos de dança. O arrasto será a partir das 18h, ao som do Maracatu Bloco da Ema, com participação da Companhia de Dança Afrocaipiracibana e de membros da Casa do Hip Hop.

No ponto de chegada, na rua Prof. Maria Angélica Fernandes Siqueira, sem número, previsto para as 19h, haverá roda de samba com o Grupo Amigos da Vila África, unindo integrantes dos Grupos de Samba Pimenta Preta e Quilombola.

COREÔ – O Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo terá também neste sábado, 3/02, o grupo Coreô. No ano passado, quando foi criado, fez uma pequena folia em um bar da cidade e agora tomará as ruas do bairro São Dimas.

Coreô foi formado em 2023 por amigas de um estúdio de dança

“Á época, fizemos um aulão em na academia de dança com muito axé, abadás e maquiagens, e devido à aderência das participantes do ano passado, decidimos criar algo novo para a Coreô em 2024”, conta Camila Costa Negri, a organizadora do bloco.

A concentração será às 16h, no estúdio de dança Coreô, na rua Dona Eugênia, 936, e a saída é prevista para as 17h30. O bloco vai circular pelas redondezas do bairro São Dimas, passando pela rua Dr Alvim e voltando pela avenida Torquato da Silva leitão. A chegada vai ser na Coreô. A música fica por conta de integrantes da Banda Bagaço da Laranja, com muito samba, pagode e axé.

APOIO – O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2024 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões.

Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba, da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

SERVIÇO – Desfiles do Blocos neste sábado, 3/2: Vila África, a partir das 15h, na Rua Pascoalina Orlando, 177, e Coreô, a partir das 16h, na Rua Dona Eugênia, 936. Eventos gratuitos. Informações: 3403-2600.

Confira a programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo

Dia 26/01 (sexta-feira)

Uma Noite no Mirante

Atração: Fantásticos do Samba, GMP Bras Band e a Capivara Mona.

Das 19 às 22h

Dia 10/02 (sábado)

Trio Elétrico Amigos da Banda

Concentração: 10h