Portal do Município de Piracicaba

Caravana da Inclusão ressalta a importância do esclarecimento sobre direitos

Por Comunicação Social / Publicado em 10/11/2017
Tempo de leitura: 8 minutos.

Pessoas com deficiência, técnicos de secretarias municipais, professores, além do público em geral, prestigiaram, na manhã de sexta-feira (10), a 8ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio local da Prefeitura de Piracicaba. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. No período da tarde, o evento foi exclusivo para estudantes com deficiência de Piracicaba e região, que participaram de roda de conversa sobre limites e possibilidades da pessoa com deficiência.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou os avanços já realizados pelo município na questão da inclusão, mas frisou que não é porque avançou que o município deva parar de discutir. “Espero que este seminário traga contribuições para que a gente possa caminhar para melhorar as condições de vida dos deficientes”.

O Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Luiz Carlos Lopes, explicou que o espírito da Caravana é destacar o papel da defensoria pública e do ministério público na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, além de conversar com jovens deficientes para que eles sejam novos líderes do movimento social pelos direitos da pessoa com deficiência “A ideia da caravana é destacar o papel da defensoria pública e do ministério público na garantia dos direitos da pessoa com deficiência e destacar a importância da interface entre a sociedade civil, o poder público e estes órgãos que fazem a intermediação na garantia dos direitos. Paralelamente, nós vamos conversas também com jovens estudantes da cidade para estimular que eles se tornem novos líderes do movimento social da pessoa com deficiência. Este é o espírito da Caravana este ano.”

Luiz Sergio Hulle Catani, promotor de justiça, ressaltou a importância da população piracicabana ser um parceiro do ministério público informando quais a barreiras que encontram, sejam elas quais forem. Com exemplos práticos , Catani explicou como o Ministério público atua e como consegue, num trabalho em rede, resolver os problemas. “Nós ressaltamos a importância da população piracicabana de trazer a nós as informações acerca das dificuldades que eles encontram. Sem a ajuda do deficiente, fica difícil a gente conseguir chegar onde gostaria de chegar.”

A defensora pública Carolina Brambila Bega relatou que sua fala destacaria o papel da defensoria na efetivação de direitos “Vamos abordar o papel da defensoria pública na atuação pelos direitos humanos, especialmente na efetivação de políticas e de direitos em favor da pessoa com deficiência e mostrar como a defensoria pública pode auxiliar na efetivação destas políticas públicas e fazer este relacionamento de interdisciplinariedade com os órgãos públicos estaduais e municipais. Também vamos explicar como a Defensoria atua e que nós estamos empenhados numa política de orientação, de promoção de educação em direitos, de explicar quais são os direitos da pessoa com deficiência, assegurar que estas pessoas busquem estes direitos a partir do momento que eles conhecem.”

Durante a abertura do evento, Francisco Cerignoni, presidente do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), destacou a importância de receber a Caravana, porque é um estímulo para que a sociedade pense a inclusão da pessoa com deficiência. “A vinda de uma caravana sempre é uma mobilização para que a cidade pense a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”.

Eliete Nunes, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, seguiu o mesmo caminho de Cerignoni e frisou a importância do evento para que a cidade avance na discussão dos direitos da pessoa com deficiência. “O evento será muito importante para que a gente avance na discussão da inclusão na cidade e na região”.

Acima, da esquerda para a direita: Carolina Brambila, Barjas Negri, Luiz Sérgio Hulle Catani, Eliete Nunes; abaixo, da esquerda para a direita: Luiz Carlos Lopes, Franciso Cerignoni e André Bandeira

O vereador André Bandeira lembrou o papel que a cidade tem na luta pela inclusão “Piracicaba tem no seu DNA esta questão da luta, da busca da inclusão, da acessibilidade e por isso voltar a receber o evento é importante para reforçar este trabalho”.

Em sua oitava edição a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas, as quais, com a vigência da Lei Brasileira de Inclusão (Lei federal n° 13146/2015), vêm ganhando cada vez mais atenção do poder público e da sociedade como um todo. Nesta edição, o evento contará com a participação de dois fundamentais parceiros: o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado.

O objetivo é demonstrar quais são as ações e os mecanismos legais, no âmbito da estrutura de cada uma dessas duas instituições, pelos quais a população com deficiência pode encaminhar suas demandas não atendidas tendo em vista as barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais encontradas em seu dia a dia.

Piracicaba figura no calendário 2017 da Caravana junto com os municípios de Cruzeiro, Ipaussu, Barretos, Piracicaba e Ibiúna.

Em suas edições anteriores, a Caravana já visitou 66 municípios pelo Estado de São Paulo, reunindo cerca de 20.500 participantes, de mais de 310 prefeituras, entre gestores públicos municipais de diferentes áreas, representantes de entidades de e para pessoas com deficiência, iniciativa privada, imprensa, academia, conselhos municipais, empresas, pessoas com deficiência e famílias.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.