Cápsula do tempo encerra comemorações dos 250 anos de Piracicaba
Para encerrar as atividades comemorativas dos 250 anos de Piracicaba, foi depositada no Engenho Central, próximo ao marco do aniversário, na última quinta-feira (21), uma cápsula com diversos objetos que marcam a atualidade e que só será aberta quando a cidade completar 300 anos. Participaram da solenidade, o prefeito Barjas Negri, o vice-prefeito José Antonio de Godoy, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler, o juiz Marcos Douglas Balbino da Silva, diretor do Fórum de Piracicaba, demais autoridades e convidados.
"A ideia da cápsula surgiu pela comissão (organizadora das atividades de 250 anos do município). Daqui 50 anos, as pessoas que estiverem presentes vão poder ter um bom retrato do que era Piracicaba 50 anos atrás e fazer a comparação, fazer as críticas e as análises. E muitas pessoas que hoje são jovens têm uma grande oportunidade de chegar ao terceiro centenário de Piracicaba, porque a expectativa de vida da população aumenta consideravelmente”, disse o prefeito.

Autoridades lacram Cápsula do Tempo que só será aberta em 2067
Na cápsula foram guardados documentos, revistas e jornais, livros e outros objetos que marcam a atualidade. Também foram depositadas fotos do prefeito, do vice, dos vereadores, além de documentos da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o selo comemorativo dos 250 anos, cartas do prefeito e do presidente da Câmara endereçadas ao governo de 2067, peças de artesanato, trabalhos de escolares e outros objetos que rementem à história do município. “Um povo sem história é um povo sem memória”, disse Matheus Erler, ao destacar a importância da iniciativa. Moedas também foram colocadas dentro da cápsula pelas pessoas que assistiram à solenidade.
A secretária da Educação entende como importante esse tipo de atividade. “Essa cápsula é mais um registro de como é nossa cidade hoje. Dos avanços que conquistamos e das sementes que estamos plantando para garantir um futuro melhor para as novas gerações”.

Cápsula foi depositada no Marco dos 250 anos de Piracicaba, no Engenho Central
