Portal do Município de Piracicaba

CAPS Infantojuvenil muda de endereço a partir do dia 22 de janeiro

Atendimento será feito em imóvel mais amplo e adequado do bairro Nova Piracicaba; unidade tem 1.350 prontuários ativos

Por CCS / Publicado em 14/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma entrada de veículos com uma rampa de concreto que leva a um portão branco. À esquerda, estacionados em um pátio de concreto, estão dois carros: um cinza mais escuro e um preto. Atrás dos carros, há uma sebe verde densa e alta. No centro da imagem, ergue-se um edifício baixo com telhado de telhas vermelhas. A fachada do edifício é branca com uma faixa azul na parte inferior. Um toldo azul está preso acima de uma janela, e uma unidade de ar condicionado está montada na parede. O portão branco, que parece ser feito de metal, está fechado e tem um padrão de malha. À direita do portão, há uma estrutura de concreto mais alta, com uma pilha de grama aparada ou material semelhante no topo. Uma placa branca com o número "425" está fixada em uma estrutura metálica próxima ao portão. A vegetação, incluindo palmeiras altas e outras árvores frondosas, emoldura a cena, com um céu azul com algumas nuvens visível no topo.
Mudança para o imóvel localizado no bairro Nova Piracicaba está programado para o dia 22

O CAPS Infantojuvenil de Piracicaba (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS IJ) vai mudar de endereço a partir do dia 22 de janeiro. Atualmente localizado na rua XV de Novembro, 2.517, o serviço passará a funcionar em um novo imóvel, mais amplo e adequado para os atendimentos, situado na rua Floriano Carraro, 425, no bairro Nova Piracicaba.

* A imagem mostra a fachada de um edifício com uma cerca viva alta e densa que o circunda. * Dois carros estão estacionados em frente à cerca viva: um cinza à esquerda e um preto à direita. * O edifício tem um telhado de telhas vermelhas e paredes claras com detalhes em azul. Há uma entrada com portão metálico branco e uma rampa de acesso. * Palmeiras e outras árvores frondosas criam um ambiente tropical e sombreado. * A rua em primeiro plano está asfaltada e apresenta algumas irregularidades. Um poste de eletricidade com fios elétricos atravessa a parte superior esquerda da imagem.
Imóvel localizado na rua Floriano Carraro, na Nova Piracicaba, tem melhor estrutura para abrigar o CAPS Infantojuvenil

Em razão da mudança, os atendimentos serão suspensos nos dias 22 e 23 de janeiro, com retorno das atividades regulares no dia 26 de janeiro de 2026, segunda-feira.

A mudança de endereço atende à necessidade de oferecer melhores condições estruturais para o atendimento, considerando a prioridade absoluta garantida à criança e ao adolescente, conforme estabelecem o artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No novo espaço, será possível aprimorar o manejo de crises, ampliar o número de salas e diversificar as atividades terapêuticas oferecidas ao público infantojuvenil do município.

A nova sede conta com ampla recepção, sala de acolhimento, banheiros com acessibilidade, refeitório para os pacientes, sala de enfermagem, dois consultórios médicos, sala administrativa, quatro salas para grupos, espaço para oficinas de ambiência, área externa arborizada, além de estacionamento em frente ao imóvel e pontos de ônibus próximos, garantindo maior acessibilidade à população atendida.

O CAPS IJ atende crianças e adolescentes de 5 a 18 anos com transtornos psiquiátricos graves e persistentes e funciona no modelo de porta aberta, conforme a Portaria nº 3.088 do Ministério da Saúde – o que garante atendimento de qualquer pessoa, sem necessidade de encaminhamento prévio ou agendamento. O serviço oferece atendimento multiprofissional a usuários em intenso sofrimento psíquico, incluindo casos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas.

São realizados acolhimentos, consultas médicas, grupos e oficinas terapêuticas, atividades familiares e comunitárias, sempre com foco na reabilitação psicossocial. Todo o cuidado é organizado a partir do Projeto Terapêutico Singular (PTS), construído de forma conjunta com o paciente e sua família.

Atualmente, a equipe do CAPS IJ é composta por dois terapeutas ocupacionais, cinco psicólogos, duas enfermeiras, três psiquiatras, um cuidador em saúde, uma assistente social e três técnicos de enfermagem. Aproximadamente 1.350 crianças e adolescentes possuem prontuário ativo na unidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.