A partir da próxima quarta-feira, 21/12, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) muda de endereço para atender melhor a população. O novo endereço fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.703, em frente à Estação da Paulista (antigo prédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). O CAPS AD é vinculado a Rede de Atenção Psicossial (RAPS), da Secretaria de Saúde.
Conforme explica Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, a mudança de prédio é um ganho para a população. "O prédio onde estamos (antiga UPA Vila Cristina, rua Wenceslau Braz) não tem mais condições de atender a demanda do serviço. Agora vamos para um local mais amplo e numa região central, de fácil acesso à população. Isso é uma antiga reivindicação e que agora está sendo atendida", enfatizou.
CAPS AD passa a atender a população na Avenida Dr Paulo de Moraes, 1703, em frente a Estação da Paulista
A mudança de prédio começa amanhã, sábado, 17/12, e deve ser finalizada até a próxima terça-feira, 20/12. "Se tudo correr bem, até a próxima quarta-feira (21/12) estaremos com o atendimento pleno já na nova unidade. Neste período de transição, as oficinas e atividades regulares estarão suspensas para a organização do espaço, porém, o acolhimento de novos casos está mantido, assim como qualquer intercorrência que venha acontecer com paciente que já faz tratamento na unidade. O CAPS AD funciona das 7h às 17h", completou Vandrea ao lembrar que a unidade atende, em média, 30 pacientes por dia, todos com algum transtorno relacionado ao uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.
Conforme reforçou o secretário de Saúde, Filemon Silvano, com a liberação do prédio da rua Wenceslau Braz, a Secretaria de Obras (Semob) pode dar andamento ao projeto de reforma completa do espaço. "Temos vários projetos para este espaço e, fazer uma reforma completa é importante. Queremos que este espaço sirva para ampliar o acesso da população a outros serviços de saúde que ainda não temos na cidade", afirmou.