Nos últimos anos, a Prefeitura vem realizando trabalhos de melhoria no Cemitério da Saudade, que abriga diversas obras de artes, tais como o Portal de Entrada, um projeto do artista Serafino Corso e do construtor Carlos Zanotta.

Entre as intervenções estão a reconstrução do portal da Avenida Independência, troca de iluminação, construção de ossuário e o serviço de identificação das ruas. Para garantir a segurança dos visitantes, a Sedema instalou concertina (cercas de segurança) em todo seu entorno coibindo a ação de vândalos, principalmente no período noturno.

Este ano a Prefeitura realizou mais duas obras importantes para preservação deste patrimônio: a reforma da Capela Miguel Arcanjo onde foram substituídas as calhas, realizada a revisão das fachadas e das molduras. As portas laterais e também a principal passaram por restauro. O velário também recebeu alguns reparos na estrutura de alvenaria e a revisão dos revestimentos e pintura.

Na Capela de São Miguel Arcanjo, localizada no interior do Cemitério da Saudade, na Avenida Piracicamirim, são rezadas missas todos os meses, os frequentadores notaram a diferença, como Dona Clarice Rodrigues que visitou o local no Dia dos Pais e admirava o visual novo da Capela – é muito importante ver o resultado de obras que ajudam a proteger o patrimônio, comentou.

Com arquitetura desenvolvida por Carlos Echmann e ajardinamento de João Durgerger, a ordenação do espaço tinha como eixo o portão da Avenida Independência (hoje secundário). Segundo historiadores, isso explica a singular posição do túmulo do padre Galvão Paes de Barros que, atualmente, está de fora do alinhamento, uma vez que ali seria construída a capela.

O Cemitério da Saudade ocupa uma área de 145 mil metros quadrados. Em suaestrutura hoje conta com 90 quadras com aproximadamente 13.500 sepulturas sendo todas elas concessionadas.

Além das obras internas, uma parte muro do Cemitério da Saudade também recebeu painéis com pinturas de diversos artistas piracicabanos num trabalho em parceria com a Secretaria de Ação Cultural (Semac), garantindo a beleza do local.