Amanhã, terça-feira 7/03, às 10h, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher), realiza capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica municipal sobre a nova Lei do Planejamento Familiar (14.443/22), no auditório da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), à rua do Trabalho, 634, Vila Independência. A atividade integra a programação da Prefeitura de Piracicaba para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) que terá diversas ações gratuitas para acontecerem ao longo do mês, como palestras, exibição de filme, distribuição de livros, entre outras.

Marcela Enedina Furlan Buoro, enfermeira e coordenadora do CESM, destaca a importância de composição de uma agenda para lembrar o Dia internacional da Mulher, principalmente neste momento de recente alteração da lei de Planejamento Familiar, que representa um avanço para os direitos reprodutivos, sobretudo das mulheres, já que diminui os obstáculos para a realização da laqueadura durante o parto, desde que respeitado o prazo legal e preenchidas as condições de saúde, ou seja, possibilita a autonomia reprodutiva, além de facilitar o acesso aos métodos contraceptivos. "Esta mobilização que a Prefeitura realiza é importante, pois vai ajudar mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos, fortalecendo o seu exercício na sociedade, além de seu ativismo, já que todo espaço ocupado pela mulher pode ser fortalecido por meio de ações que motivem a desconstrução do machismo estrutural tão naturalizado atualmente", enfatiza Marcela, que também é a responsável pela capacitação.

Marcela Buoro é enfermeira e coordenadora do Centro Especializado em Saúde da Mulher, o CESM

A coordenadora do CESM reforça que capacitar os agentes públicos, principalmente na área da saúde na atenção básica é primordial na defesa e acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual, além da garantia de direitos sexuais e reprodutivos por meio da nova legislação (Lei 14.443/22) que entrou em vigor no dia 4 de março. "Avanços a passos mais curtos do que esperamos, porém contínuos e incisivos por meio de debates sobre as responsabilidades dos atores sociais dessas mudanças devem ser alvos para redução das lacunas que existem visando a equidade de gênero, e garantindo o direito de decisão sobre o corpo da mulher pela própria mulher", completa.

PROGRAMAÇÃO – Outras atividades acontecerão ao longo do mês para promover o Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, a rampa do Centro Cívico, prédio da Prefeitura, localizado na rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233, terá, das 10h às 17h, food trucks de churros, crepes, espetinhos, lanches e açaí, e show musical, das 11h às 13h, com Ana Foizer Trio.

Ainda no dia 8 de março, no Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas de Piracicaba e Região), às 19h, acontece a palestra Violência Contra a Mulher: Precisamos Conversar Sobre Isso!, realizada em parceria com o Conselho da Mulher, ligado à Secretaria de Governo. O endereço é rua Samuel Neves, 1601, Jardim Europa. Na mesma data e horário, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) exibe o filme Bela Vingança, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, que fica na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. A obra cinematográfica conta a história de Cassie (Carey Mulligan), uma mulher com muitos traumas do passado e que frequenta bares todas as noites, fingindo estar bêbada, para se vingar dos homens mal-intencionados que se aproximam dela. Neste dia, todas as mulheres que fizerem empréstimo de livros na biblioteca ganham um livro.

E também no dia 8, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) entrega aos alunos do Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito) mensagens de valorização à mulher para que sejam levadas às professoras e mães. Ainda como parte das atividades da Semuttran, a partir do dia 8 e até os próximos sete dias, os letreiros digitais dos ônibus do transporte público municipal exibirão frases de prestígio para as mulheres.

PRÓXIMOS – Dia 13, a GCM faz palestra sobre a responsabilização solidária quanto às denúncias de casos de violência contra a mulher em condomínios, mediante o Projeto de Lei Federal 2510/2020, Lei Estadual 17406/2021 e Lei 11340 (Maria da Penha), às 19h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, situado na avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central. O evento tem como público-alvo síndicos, condôminos, administradoras e terceirizadas (portaria, limpeza, zeladoria e rondas) de condomínios verticais e horizontais de Piracicaba.

No dia 16, às 14h, no Museu da Água, localizado na avenida Beira Rio, 448, as Secretarias de Saúde e Governo, realizam a palestra Aleitamento Materno: Aquecendo a Rede de Apoio.

E ao final do mês, dia 29, às 19h, tem o Encontro da Mulher Empresária, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), com participação de Carol Portilho, especialista em linguagem corporal. O evento tem organização do CME (Conselho da Mulher Empresária da Acipi), com apoio da Secretaria de Governo e do Comespi (Conselho da Mulher Executiva do Simespi), Comissão da Mulher da OAB e Conselho Municipal da Mulher. Na ocasião terá início a estruturação de um documento técnico que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, instrumento que mapeará as demandas e que proporá ações aos serviços municipais, no sentido de contribuir para a concretização de programas, projetos e serviços que atendam às necessidades e ampliem os direitos de todas as mulheres.

Também neste mês, o Centro de Comunicação Social da Prefeitura desenvolve a campanha Todas Por Todas, que constitui-se na distribuição de adesivos, para serem fixados nas portas dos sanitários de restaurantes, com telefones para denúncias de violência contra a mulher.

"Em trabalho conjunto, as secretarias se organizaram para planejar ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher ao longo do mês. Teremos, então, atividades ao ar livre, de lazer, de instrução e muitas outras. E também temos uma campanha de fortalecimento para denúncias de violência contra a mulher, que é a Todas por Todas, assunto de extrema importância e que precisa estar em evidência", falou o prefeito Luciano Almeida.