Programa ESG foi idealizado pela Prefeitura de Piracicaba (Fábio Lisboa) O programa de capacitação em ESG, idealizado pela Prefeitura de Piracicaba e aplicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), recebeu a adesão de 232 colaboradores de 94 empresas, criando seis turmas de estudo. O curso teve início em setembro de 2022 e a conclusão está prevista para abril deste ano.

“A capacitação está sendo aplicada em seis turmas, totalizando 232 pessoas colaboradoras. Todas as pessoas elegíveis que desejaram participar estão estudando com relevantes vozes do ESG do Brasil. Promovido pela Prefeitura, este programa é conduzido pela FIA, uma das mais premiadas escolas de negócios do Brasil. Tudo é totalmente gratuito aos participantes. O curso tem sido um grande sucesso”, destaca o titular da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia.

O programa é parte de um amplo projeto que, em breve, também desenvolverá medições e trará recomendações concretas para analisar os impactos socioambientais das empresas da região, aprimorando as práticas empresariais para responsabilidade socioambiental por meio de letramento, indicadores e relatórios para melhorias.

Este desenvolvimento ocorre por meio de duas linhas de ação principais: capacitação de colaboradores de empresas da região e medições em ESG que trarão amplo panorama das práticas correntes e reconhecerão as melhores empresas da região.

Salvaia também explica que, para além do treinamento, este projeto é ainda uma ampla iniciativa para desenvolvimento regional em ESG. “Há a expectativa de que no primeiro semestre de 2023, seja anunciada uma metodologia customizada que gerará um conjunto específico de critérios de avaliação para cada perfil de empresa, incluindo um instrumento de avaliação no formato de autodeclaração, solicitação de evidências para cada item e a verificação por amostragem com visita in loco”.

O PROGRAMA – O objetivo central do programa é capacitar e certificar empresas de pequeno, médio e grande porte de Piracicaba, com base nas premissas do ESG – termo desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que significa ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance). A ideia do ESG, divulgada pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, que deve integrar esses fatores no mercado de capitais.