Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 02/09, no bairro Santana, a capacitação gratuita com 30 participantes sobre Viticultura Orgânica e Tradicional, oferecida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

O curso ocorreu na vinícola Alma da Videira, que funciona desde 2017, administrada pelo produtor e proprietário Jonas Vasca e seu sócio Edenilson Rivabene. 

Por conta de seu conhecimento com a produção de vinhos e sucos artesanais, o produtor Jonas deu uma demonstração diretamente de sua plantação de uvas sobre tratos culturais em sistema de produção convencional. O curso também contou com a palestra do pesquisador científico da Apta Regional, Sebastião Wilson Tivelli, sobre o manejo da videira e linhas de pesquisa em sistemas orgânicos e agroecológicos. 

O produtor de uvas Fernando Negri, morador do bairro Santa Olímpia, foi um dos participantes do curso. “Adquiri muito conhecimento que eu ainda não tinha sobre a cultura da uva, que agregará muito na minha produção”, disse.

A participante Thais Lásaro, agricultora familiar e agroecológica, iniciou o cultivo de uva em sua propriedade, no bairro Campestre. Ela conta que se interessou pelo curso por conta da abordagem da produção orgânica. “São muitas as variedades de uvas existentes hoje no mercado e foi muito importante este curso para nos ajudar a tomar decisões mais assertivas no nosso processo de produção”, conta.

Segundo o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, a secretaria tem recebido muitas demandas a respeito da produção de uva no município, principalmente em relação às técnicas de poda, devido à complexidade da fisiologia da planta. 

“A videira é uma cultura de grande interesse gastronômico, com a produção de uvas para mesa, sucos e vinhos. Paralelamente, cresce a demanda por produtos orgânicos, dados os benefícios ambientais e para a saúde dos consumidores. Com base nesses contextos, a Sema teve a iniciativa de realizar a capacitação no bairro rural Santana, que guarda as tradições italianas, dentre elas, o cultivo de videira”, explica.

Cerca de 30 pessoas participaram do curso
Palestrantes fizeram demonstração de manejo em plantação de uvas no bairro Santana
Palestras aconteceram na vinícola Alma da Videira