Usuária com bolsinha feita durante as oficinas de artesanato
Piracicaba, 09 de junho de 2020 – O Centro de Artes e Ofícios (Caof) realiza amanhã (10), das 8h às 10h e das 14h30 às 16h30, no Lar das Ruas e Casa de Passagem, respectivamente, simulação de entrevista de emprego.
A simulação é a parte final de uma atividade que incluiu a elaboração de currículo de cerca de 40 pessoas em situação de rua que estão em isolamento social nestes dois espaços. A ação tem o objetivo de auxiliar os usuários na preparação para o mercado de trabalho, complementando o acompanhamento da equipe técnica da proteção social especial, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Durante a simulação, eles serão orientandos acerca dos pontos positivos e negativos na entrevista.
Equipe realiza serviços de pedicure em usuário
ATUAÇÃO DO CAOF NOS ESPAÇOS – O Centro de Artes e Ofícios atua de segunda a sexta-feira nos dois espaços desde o dia 13 de abril, ofertando oficinas para o desenvolvimento de habilidades. Aulas de corte e costura, barbearia e artesanato são oferecidas para os grupos. Dois homens em situação de rua já se formaram na atividade barbeiro. Além de aulas, as equipes do Caof ainda fazem corte de cabelo e barba dos usuários, bem como serviços de manicure e pedicure. Duas mulheres em situação de rua também aprendem este ofício junto com as equipes.
O Caof é um serviço da Smads, em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), que tem como objetivo proporcionar atividades que promovam a convivência social, oportunizando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades: motora, intelectual, afetiva e social; bem como a possibilidade de geração de renda extra.
ESPAÇOS DE ISOLAMENTO SOCIAL – O Lar das Ruas e a Casa de Passagem são dois locais que abrigam pessoas em situação de rua durante o período da pandemia, em que o isolamento social é importante para contenção da transmissão de Covid 19. O Lar funciona no Ginásio do Jaraguá desde 06/04 e foi especialmente preparado para este período, ofertando atendimento socioassistencial, quatro refeições diárias e acompanhamento médico e odontológico. Os alojamentos homem e mulher são separados e respeitam o distanciamento recomendado. Atividades de terapia ocupacional e de lazer e esportes também são ofertados no Lar.
Já a Casa de Passagem é um serviço estruturado da Smads de atendimento à população em Situação de Rua. Originalmente ela atende diariamente pessoas em situação de rua para pernoite, alimentação e banho e funciona das 19h às 7h é executado em parceria com a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba – Casa de Passagem. Neste período de pandemia ele foi reorganizado para atender as pessoas em situação de rua que estão lá isoladas desde 27 de março, quando chegaram para dormir e foram convidados para ficarem alojados em quarentena no espaço, com a condição de não evadir do local. O local também é monitorado por equipes de saúde e também tem atividades diversas para os usuários.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076