O Canil Municipal, localizado à rua dos Mandis, s/n, em Ondinhas, recebeu hoje, quarta-feira (20/06), a denominação de Dr. Antonio Oliveira Lobão, em homenagem a este que foi um dos primeiros veterinários de Piracicaba. A propositura é do vereador Laércio Trevisan.
Durante o evento, o prefeito Barjas Negri enalteceu o homenageado, sua família e a vida do dr. Lobão, “dedicada à ciência e à proteção dos animais”. Aproveitou a oportunidade para avaliar a qualidade do SUS em Piracicaba. “Temos uma rede bem equipada, com bons profissionais, nos quais confiamos. Há muita crítica infundada sobre o trabalho que desenvolvemos”, disse.
Observou que os representantes de ONG de proteção animal costumam procurá-lo para fazer críticas construtiva. “Nem tudo somos capazes de fazer, mas o que for possível a gente faz”. Disse ainda que só em 2017 o SUS local realizou mais de 1,1 milhão de atendimentos médicos e 22 mil internações, o que demonstra imensa capacidade operacional.
O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello recordou que o canil passou por reformas recentes e ganhou um novo centro cirúrgico e um gatil. Destacou o fato de a maioria da população não saber exatamente qual é a função do espaço. “Não é catar cachorro pela rua, mas acolher animais abandonados e doentes, sem cuidador responsável, para controle de zoonoses e proteger da população das doenças que eles transmitem”.
O vereador Trevisan falou de sua relação antiga com a família do homenageado da relevância da denominação e da paixão do dr. Lobão de trabalhar em defesa dos animais. “Agora temos aqui o nome do ilustre homenageado registrado para a posteridade”, concluiu.
Roberto Lobão, filho do homenageado, agradeceu imensamente pela memória da família e destacou a importância do seu pai como estudioso, dedicado à família e pelo seu amor aos animais. “Ele sempre esteve muito preocupado com a formação dos profissionais veterinários, uma formação ética e íntegra. Foi seguindo seus ensinamentos que também me tornei veterinário”, concluiu.
SOBRE O HOMENAGEADO – Antonio de Oliveira Lobão nasceu em 05/08/1934, em São João Napomuceno, MG. Ingressou na Escola Superior de Veterinária da UFMG em 1956. Em 1960, casou-se com Vera Maria Chaves de Azevedo, com quem teve quatro filhos: Antonio Carlos, Angela, Roberto e Teresa Cristina.
Também em 1960, ingressou como veterinário no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, onde ocupou o cargo de diretor de divisão técnica. Mestre pela ESALQ/USP, exerceu o cargo de chefe da Divisão de Ciências Animais no CENA (Centro de Engenharia Nuclear na Agricultura)
Dr. Lobão foi o fundador do Instituto de Homeopatia Samuel Hahnemann e do CESAHO (Centro de Estudos Avançados de Homeopatia). Aposentou-se em 1987 como pesquisador científico e, a partir daí, exerceu atividades em clínica veterinária. Faleceu em 11/10/2011.
SOBRE O CANIL – O Canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi criado para acolher animais abandonados e doentes, sem cuidador responsável, para controle de zoonoses. A unidade conta com uma equipe de 7 médicos veterinários e 7 agentes de zoonoses.
Os animais acolhidos por abandono e/ou maus tratos passam por avaliação e tratamento veterinário, como vermifugação, castração, vacinação e chipagem, em seguida são disponibilizados para doações. Enquanto isso, ficam alojados em uma das baias existentes no canil.
Hoje, a unidade conta com um completo centro cirúrgico para castrações de cães e gatos. Serviço realizado em parceria com as ONGs protetoras de animais e via 156, para toda a população, gratuitamente. No CCZ são realizadas diariamente uma média de 30 castrações.
Além das campanhas anuais de vacinação contra a raiva, na zona rural e urbana, realizadas pela equipe do CCZ, o Canil também é um ponto fixo para vacinação contra a raiva.