A vista da cachoeira do Canal do Mirante ficou mais bonita hoje, após a finalização da limpeza em trechos que ficam dentro do Parque do Mirante. Hoje, 14/08, equipe da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) esteve no local para a retirada pontual de folhas, galhos e lama. Esse trabalho fez com que o fluxo de água, que está baixo por conta da estiagem, aumentasse.
Todo o processo de manutenção do Canal teve início na sexta-feira, 11/08, na comporta, localizada no rio Piracicaba, na região do Shopping, em força-tarefa entre Sedema, Semae e Defesa Civil. De lá, foram retirados dois caminhões de material arenoso, lixo e galhos de árvores. Ainda na sexta, já houve aumento da água no Canal.
De acordo com Ludmar Romanini, engenheiro responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, a limpeza do canal é realizada a cada três meses, já que o volume de lixo e de outros detritos é grande. "A população precisa se conscientizar e parar de jogar lixo no rio e em outros locais inadequados", ressalta.
HISTÓRIA – O Canal foi criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. O curso d´água passa por dentro do Parque do Mirante e desemboca novamente no rio Piracicaba. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.