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Canal de comunicação 156 da Prefeitura tem acesso digital e gratuito para solicitação de serviços

Plataforma permite que o cidadão consulte o andamento das demandas realizadas por meio de um número de protocolo

Por CCS / Publicado em 11/06/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um eletricista ou técnico em instalações elétricas trabalhando ao ar livre, em um dia ensolarado. Ele está usando uma escada de alumínio para instalar uma luminária em um poste. O técnico está de costas para a câmera, de pé em uma escada, usando uma camisa azul de manga comprida e calças pretas. Ele usa um cinto de ferramentas com várias ferramentas. O poste é de metal e a luminária parece ser uma lâmpada LED moderna. A vegetação circundante é exuberante e verde, com árvores e arbustos altos, e o céu está azul e parcialmente nublado. No fundo, você pode ver parte de um prédio. A cena sugere que o técnico está trabalhando em um projeto de iluminação externa, como a instalação de lâmpadas em um parque ou espaço público.
Um dos serviços mais solicitados pela população via 156 está a iluminação viária

A Prefeitura de Piracicaba reforça à população que o canal de comunicação 156 (SIP – Serviço de Informação à População) pode ser acessado de forma online, gratuita e prática, 24 horas por dia, por meio do site oficial do município (piracicaba.sp.gov.br/). A plataforma digital permite que o cidadão registre solicitações de serviços e acompanhe o andamento por meio de um número de protocolo gerado automaticamente.

Para acessar o serviço online, basta entrar no site, e clicar no ícone “156”, localizado no canto superior direito da página inicial. Em seguida, o usuário deve informar seu e-mail e CPF para ser direcionado à área de atendimento. Após clicar em “Nova Solicitação”, é possível escolher o assunto desejado entre os mais utilizados ou digitá-lo diretamente na barra de pesquisa. O processo é intuitivo e guiado, facilitando o envio da demanda.

Além da opção online, o canal 156 também está disponível por telefone, presencialmente e por e-mail. O atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número 156. Para atendimento presencial, o cidadão pode se dirigir ao Centro Cívico, localizado na rua Antônio Correa Barbosa, 2.233, no Centro, 1º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Também é possível enviar solicitações para o e-mail 156@piracicaba.sp.gov.br, recebendo como retorno um número de protocolo para acompanhamento.

A ampliação e diversificação dos canais de atendimento têm como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos, promovendo mais agilidade, transparência e eficiência nas respostas às demandas da comunidade.

MAIS SOLICITADOS – Entre os serviços mais solicitados pela população, de janeiro a maio de 2025, destacam-se o Cata Cacareco, com 7.881 registros; a poda de árvores com 1.344, e a iluminação viária, com 1.191. Os dados evidenciam o papel fundamental do canal 156 como instrumento de escuta e resposta às necessidades cotidianas da cidade.


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