Campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação são prorrogadas até 30/09
As campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação foram prorrogadas até 30/09, visando aumentar a cobertura vacinal. Os imunizantes continuam disponíveis em todas as unidades de saúde do município nos dias úteis. Para participar não é necessário agendamento, basta comparecer na unidade de saúde mais próxima de casa com a carteirinha de vacinação.
Os imunizantes estão disponíveis nos dias úteis nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs, das 8h às 15h, e nos PSFs, das 8h às 16h.

Campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação são prorrogadas até 30-09 | Foto: Isabela Borghese/CCS
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até a última passagem de dados, em 31/08, a cobertura vacinação contra a poliomielite no município era de 34,95%, acima da cobertura nacional (32,5 %), mas muito baixa, uma vez que a meta é vacinar 95% das crianças. Até a semana passada, haviam sido vacinadas 6.988 crianças, sendo 1.759 com 1 ano (35,85%), 1.668 com 2 anos (33,17%); 1.808 com 3 anos (35,95%) e 1.753 com 4 anos (34,86%).
Com a aplicação nas escolas, a expectativa é que a cobertura vacinal no município tenha aumentado, mas ainda abaixo da meta. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, novos dados da cobertura vacinal contra a poliomielite serão divulgamos no final desta semana.
Na campanha de vacinação contra a poliomielite, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos são vacinadas, independente de quantas doses do calendário vacinal elas já receberam. Já na campanha de multivacinação, o objetivo é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a vacina que ainda não recebeu.

Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde | Foto: Isabela Borghese/CCS
NAS ESCOLAS – Uma das estratégias da Prefeitura de Piracicaba para também ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite foi a aplicação desta vacina nas escolas municipais. Hoje, quinta-feira, 06/09, essa estratégia chegou ao fim, aplicando o imunizante em 85 escolas com alunos de até 5 anos, que são contemplados na campanha.
A diretora da Escola Municipal Professora Francisca Guiomar Aliberti Longo, em Santa Terezinha, Josiane Jaqueline Matias Santos, conta que as famílias aprovaram a iniciativa. “Nós tivemos um envolvimento muito importante das famílias. Eles têm uma confiança na escola, por conhecer a unidade e os professores e conseguimos ter uma adesão muito significativa”, afirma Josiane.

Vigilância Epidemiológica foi até as escolas para aplicar a vacina contra a pólio | Foto: Isabela Borghese/CCS
