Marco da Paz de Piracicaba será palco do ato em memória às vítimas do holocausto, no sábado, dia 27
Marco da Paz de Piracicaba será palco do ato em memória às vítimas do holocausto, no sábado, dia 27

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Associação Memorial Amigos de Sião (Amamos) e o World Jewish Congress, com apoio do Instituto Marco da Paz (IMPAZ) e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizam no sábado, 27/01, às 10h, no Marco da Paz de Piracicaba, no Parque da Rua do Porto, o Ato em Memória às Vítimas do Holocausto. O evento, aberto ao público, integra as ações da Campanha We Remember, que em Piracicaba chega à sua sétima edição.

Em caso de chuva neste sábado, o evento acontecerá no mesmo horário no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.

À frente da iniciativa na cidade desde 2018, o jornalista Mauricio Ribeiro coordena as ações. “O Ato Memorial é uma cerimônia que se repete em vários países nesta data, e o acendimento de velas simboliza a lembrança das vítimas. Em Piracicaba, sete representantes dos sete segmentos de perseguidos pelo nazismo farão o acendimento da Menorah, castiçal cerimonial judaico, reforçando a mensagem de que, mesmo diferentes, somos todos um”, ele comenta.

Estão confirmados representantes da comunidade LGBTQIA+, integrantes da Maçonaria, membros da Sociedade Sírio Libanesa, componentes da comunidade judaica local e um grupo da Pastoral Afro, entre outros. O destaque da edição 2024 fica por conta da presença do venezuelano Victor Sermon, cujo avô, de mesmo nome, foi soldado da resistência belga contra os avanços nazistas na Europa e que por isso foi preso em um campo de concentração, de onde saiu para migrar para as Américas.

Além do encontro no Parque da Rua do Porto, a sociedade civil é convidada a fazer fotos segurando papeis com a #WeRemember e enviar para o e-mail holocaustonuncamais@gmail.com. Posteriormente, as imagens serão projetadas em um telão instalado em Auschwitz com transmissão ao vivo pela internet para todo o mundo.

HISTÓRIA – 27 de janeiro foi o dia em que, há 79 anos, o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, foi definitivamente fechado; em 1945. Por ele passaram milhões de vítimas do nazismo, entre judeus, ciganos, homossexuais, maçons, deficientes físicos, negros e opositores de Adolf Hitler. A data é o ponto alto da campanha #WeRemember, promovida pelo World Jewish Congress, com sede em Nova York, e realizada na cidade pela Associação Memorial Amigos de Sião, entidade cultural sob a coordenação de Mauricio Ribeiro.

Em sua sétima edição em Piracicaba, a ação chega em um momento delicado, depois que o conflito Israel x Hamas acendeu os ânimos e despertou manifestações por todo o globo. A livre expressão de opiniões em torno da causa palestina, no entanto, tem limite, e é essa a mensagem que o Ato Memorial pretende anunciar na edição 2024. “Não apenas judeus foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial, mas representantes de diversas minorias. É para que isso não se repita que estamos nos unindo, pedindo paz concreta, real, e não apenas ideológica”, esclarece Mauricio.