Uma campanha iniciada em Piracicaba (SP) visa despertar a atenção sobre o risco do tabagismo em meio à pandemia do novo coronavírus. Criada pela médica cardiologista Juliana Barbosa Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra, a “Paradas pro Sucesso” conta com a participação de artistas em vídeos de conscientização.

Juliana acredita que trata-se de uma janela de oportunidade para tratamento desta dependência, já que os tabagistas são grupo de risco para a Covid-19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A interrupção do tabagismo tem um impacto positivo quase imediato na saúde do coração e dos pulmões e isso melhora a condição dos indivíduos lutarem contra a infecção e reduzir o risco de morte”, afirma a médica.Ela observa que a incidência de tabagistas no Brasil é de 10,2% da população e que com as campanhas e a Lei Federal antifumo esse número vem gradativamente diminuindo, porém, entre os jovens está havendo aumento, principalmente entre mulheres de 18 a 24 anos.

“Preocupa-nos muito a sedução dos jovens pela indústria do tabaco em novas formas de consumo da nicotina, como o cigarro eletrônico, vape, juul, narguilé”, revela a profissional. Segundo ela, fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais. “Com base em estudos feitos na China sobre o novo coronavírus, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertou para os riscos de agravamento da doença em pacientes com histórico de tabagismo. Estes foram 14 vezes maiores do que em pessoas que não fumavam”, aponta a cardiologista. Ela diz que vem tratando muitos tabagistas em seu consultório e, ao ter de fechá-lo durante a pandemia, conversou com amigo e violinista Luis Fernando Dutra. “Tivemos a ideia de fazer essa campanha, de levar conhecimento, alertar para os riscos, propor uma atitude de mudança por meio de recadinhos”, explica.

Como é a campanha

A campanha “Paradas pro Sucesso” consiste na divulgação através de vídeos curtos em que o artista executa um trecho de uma música de sua preferência e depois lê uma frase de impacto no tema antitabagismo.“Os artistas são naturalmente muito expressivos, tem carisma, além de estarem em contato com muitos fãs e seguidores”, explica a médica, em relação à escolha por estes profissionais para a parceria.

A musicista piracicabana Cintya Soares, 42 anos de idade integra o grupo de artistas que participa da Campanha Antitabagista 'Paradas Pro Sucesso'. A iniciativa consiste na divulgação de vídeos curtos em que o artista executa um trecho de uma música de sua preferência e depois lê uma frase de impacto no tema Antitabagismo. A fala de Cintya no vídeo é a seguinte: “Você sabia que a OMS Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo uma doença pediátrica? É porque 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos de idade e dois terços tornam-se fumantes regulares antes dos 19 anos de idade”.

Música. Cintya Soares demonstra preocupação com o tabagismo entre os jovens Crédito: Dayane Bortoletto

A musicista disse que essa Campanha desperta o cuidado com a saúde, principalmente nesse momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Participar da Campanha Antitabagista 'Paradas Pro Sucesso' é uma oportunidade para repensar a importância da nossa saúde, através de hábitos saudáveis para preservar a vida. É uma alegria e um privilégio poder contribuir como musicista nesse Projeto. Também é uma responsabilidade levar informação para as pessoas, para tomada de consciência e necessidade de prevenção, bem como o tratamento do tabagismo”, disse Cintya.

Participam da campanha músicos, atores, artistas plásticos e bailarinos de Piracicaba e região, como Júlia Simões, Pá Moreno, Romualdo Sarcedo, Cíntia Pinotti, Marcos Moraes, Cintya Soares, Douglas Simões, Luis Fernando Dutra, entre outros.“Entendo ser de fundamental importância este trabalho de conscientização da população sobre os males do cigarro ao nosso organismo sobretudo neste tempo de pandemia onde precisamos mais do que nunca estar fortalecidos nas nossas capacidades de defesa e imunização”, diz o ator Romualdo Sarcedo.

A divulgação está sendo feita através de vídeo divulgados em redes sociais, áudio dos vídeos divulgados ao longo da programação de rádio e jornais da cidade.

Eles podem ser acessados nas páginas do Instagram dos participantes:

@milennebrossi_artdesigner @willgarcia_artmaker @luisfernandofischerdutra @therezaalvesh @juliasimoes.cantora @aninhabarrosoficial @cintiamariaannichino @tatofalamansaoficial @criancaemusica @luisaslibardi @marciosartorio @marcosmoraes_84 @pamorenobrazil @romualdosarcedo @brunobelluco @julianabarbosaprevitalli @f.p.gomes @juju_rosada