Campanha Fique Sabendo realiza 252 testes gratuitos no Centro Cívico e reforça prevenção no Dezembro Vermelho
Outras atividades estão programadas até o dia 29/11; diagnóstico precoce é fundamental
A ação educativa realizada nesta terça-feira, 25/11, pela equipe do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) no Centro Cívico, ofereceu gratuitamente testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, autotestes, orientações e distribuição de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante). Ao todo, foram realizados 252 testes.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, a iniciativa integra a Campanha Fique Sabendo 2025 e compõe a programação do Dezembro Vermelho, que também intensificou a testagem em todas as unidades de saúde e no próprio Cedic.

O objetivo principal é ampliar o diagnóstico precoce e reforçar estratégias de prevenção e enfrentamento ao estigma relacionado ao HIV e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A Campanha Fique Sabendo é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids (CRT-SP), em parceria com os municípios paulistas, com foco na ampliação do acesso aos testes, no incentivo ao diagnóstico precoce e no tratamento oportuno – especialmente entre pessoas que não têm contato frequente com os serviços de saúde.
Entre as pessoas que decidiram fazer o teste estava a jovem Amanda (nome fictício), de 18 anos. “Aproveitei que estava disponível e decidi fazer. É sempre bom ver, porque com a saúde não se brinca”, disse. Como os resultados foram não reagentes, Amanda diz que ficou aliviada. “Me cuido, mas sempre é bom verificar”, disse. As pessoas que apresentarem resultados positivos nestas ações serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento no Cedic.
“A ação superou nossas expectativas, com grande adesão. Esse resultado mostra o quanto as pessoas estão buscando informação, cuidado e acesso facilitado à testagem. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir qualidade de vida ao paciente, pois permite iniciar o tratamento no momento certo e interromper a cadeia de transmissão. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso em ampliar o acesso, orientar a população e fortalecer a prevenção no município”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Carina Baron.
As atividades contam com a participação do Cedic, da Organização da Sociedade Civil Caphiv, do Consultório na Rua, da Atenção Básica e de parceiros da rede municipal, reforçando o compromisso de Piracicaba em avançar rumo à eliminação do HIV como problema de saúde pública.

A programação segue até sábado (29/11) e inclui capacitação voltada aos profissionais da rede municipal e duas novas ações de testagem. Confira:
26/11 (quarta-feira)
Fumep – 13h às 16h30 (somente para profissionais inscritos)
Capacitação Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs, com a infectopediatra Daniela Vinhas Bertolini, do CRT-SP.
28/11 (sexta-feira)
Largo dos Pescadores (Rua do Porto) – 19h às 24h
Ação educativa noturna com testagem rápida, autotestes, oferta de PEP e PrEP e distribuição de insumos de prevenção.
29/11 (sábado)
Parque Histórico Quilombo Corumbataí – 9h às 16h
Ação educativa com testagem rápida, autotestes e distribuição de insumos de prevenção
