Portal do Município de Piracicaba

Campanha Fique Sabendo realiza 252 testes gratuitos no Centro Cívico e reforça prevenção no Dezembro Vermelho

Outras atividades estão programadas até o dia 29/11; diagnóstico precoce é fundamental

Por CCS / Publicado em 25/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A ação educativa realizada nesta terça-feira, 25/11, pela equipe do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) no Centro Cívico, ofereceu gratuitamente testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, autotestes, orientações e distribuição de insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante). Ao todo, foram realizados 252 testes.

A imagem mostra um evento de testagem de doenças infecciosas, possivelmente em um centro de saúde ou evento comunitário. Duas mulheres estão sentadas em uma mesa. Uma delas, vestida com uma camiseta branca com estampas coloridas, usa luvas e parece estar realizando um teste rápido na outra mulher, que está de blusa preta. Há materiais médicos sobre a mesa, como luvas, algodão e um frasco de álcool em gel. Ao fundo, há cartazes informativos e balões vermelhos, sugerindo um ambiente de campanha de conscientização. Em uma caixa ao lado, pode-se ler "DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VENDA PROIBIDA", indicando que os testes ou materiais são oferecidos gratuitamente.
Testes foram realizados no Centro Cívico; outras atividades estão programadas

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, a iniciativa integra a Campanha Fique Sabendo 2025 e compõe a programação do Dezembro Vermelho, que também intensificou a testagem em todas as unidades de saúde e no próprio Cedic.

A imagem mostra um grupo de sete pessoas em pé atrás de uma mesa com produtos. O grupo é composto por cinco mulheres e dois homens, todos vestindo roupas casuais. As mulheres usam camisetas brancas com estampas coloridas, e algumas delas têm o texto "tested aids/syphilis" em suas camisetas. Os homens vestem camisas de cores diferentes. Na mesa, há vários produtos, incluindo caixas de testes de HIV (AUTOTESTE HIV), preservativos de diferentes marcas (Sensi, Tez), e uma caixa branca com a inscrição "PRESERVATIVO INTERNO". Há também um cartaz ao fundo com a frase "DEZEMBRO VERMELHO" e informações sobre prevenção de HIV/AIDS. O ambiente parece ser um evento de conscientização sobre saúde, possivelmente relacionado à AIDS, com balões vermelhos decorando o teto.
Equipe do Cedic com o secretário executivo Gustavo Aguiar, vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco e gerente da Cevisa, Carina Baron

O objetivo principal é ampliar o diagnóstico precoce e reforçar estratégias de prevenção e enfrentamento ao estigma relacionado ao HIV e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A Campanha Fique Sabendo é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids (CRT-SP), em parceria com os municípios paulistas, com foco na ampliação do acesso aos testes, no incentivo ao diagnóstico precoce e no tratamento oportuno – especialmente entre pessoas que não têm contato frequente com os serviços de saúde.

Entre as pessoas que decidiram fazer o teste estava a jovem Amanda (nome fictício), de 18 anos. “Aproveitei que estava disponível e decidi fazer. É sempre bom ver, porque com a saúde não se brinca”, disse. Como os resultados foram não reagentes, Amanda diz que ficou aliviada. “Me cuido, mas sempre é bom verificar”, disse. As pessoas que apresentarem resultados positivos nestas ações serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento no Cedic.

“A ação superou nossas expectativas, com grande adesão. Esse resultado mostra o quanto as pessoas estão buscando informação, cuidado e acesso facilitado à testagem. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir qualidade de vida ao paciente, pois permite iniciar o tratamento no momento certo e interromper a cadeia de transmissão. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso em ampliar o acesso, orientar a população e fortalecer a prevenção no município”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Carina Baron.

As atividades contam com a participação do Cedic, da Organização da Sociedade Civil Caphiv, do Consultório na Rua, da Atenção Básica e de parceiros da rede municipal, reforçando o compromisso de Piracicaba em avançar rumo à eliminação do HIV como problema de saúde pública.

A imagem mostra um grupo de pessoas em pé atrás de uma mesa cheia de materiais de saúde sexual, incluindo preservativos, testes rápidos de HIV e folhetos informativos. Há também caixas com a marca "Sensi" e "Tex", e uma caixa maior rotulada como "Preservativo Interno". Ao fundo, um banner com a inscrição "Dezembro Vermelho" sugere que o evento está relacionado à conscientização sobre HIV/AIDS. Várias pessoas no grupo usam camisetas com mensagens relacionadas à saúde e prevenção. O ambiente parece ser um evento de saúde pública, possivelmente em uma prefeitura ou centro de saúde local, dada a presença de um banner com o brasão da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Equipes do Cedic e do Caphiv

A programação segue até sábado (29/11) e inclui capacitação voltada aos profissionais da rede municipal e duas novas ações de testagem. Confira:

26/11 (quarta-feira)
Fumep – 13h às 16h30 (somente para profissionais inscritos)
Capacitação Prevenção e Diagnóstico do HIV e Transmissão Vertical das ISTs, com a infectopediatra Daniela Vinhas Bertolini, do CRT-SP.

28/11 (sexta-feira)
Largo dos Pescadores (Rua do Porto) – 19h às 24h
Ação educativa noturna com testagem rápida, autotestes, oferta de PEP e PrEP e distribuição de insumos de prevenção.

29/11 (sábado)
Parque Histórico Quilombo Corumbataí – 9h às 16h
Ação educativa com testagem rápida, autotestes e distribuição de insumos de prevenção


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.