Encerrada em 31/08, a Campanha do Agasalho 2023, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), em parceria com a EPTV, conseguiu arrecadar 7,09 toneladas de peças, entre roupas, cachecóis, gorros e meias, que foram distribuídas a 866 pessoas no município.
Andréa Almeida, presidente do Fussp, reforçou a imagem solidária do piracicabano. “O piracicabano está sempre disposto a ajudar, a se unir para o bem. A Campanha do Agasalho, todos os anos, é um reflexo dessa solidariedade, porque todos se engajam, pessoas, empresas, associações, voluntários. Em nome do Fussp, agradeço a todos os que doaram e também a todos os nossos parceiros, que se dispuseram a ser um ponto de arrecadação. Essa união é o que faz diferença no social”, destaca.
“Nós, do Fussp, queremos agradecer imensamente a toda população piracicabana, sempre solidária, que colaborou para que o Fundo Social pudesse atender a demanda das famílias em situação de vulnerabilidade social de nossa cidade. Parabéns pelas iniciativas de todos, pessoas físicas, empresas, escolas, associações, entre outros que tornaram possível mais uma vez que a Campanha do Agasalho fosse um sucesso”, disse Cássia Tonin, assistente social do Fussp.
AÇÕES ESPECIAIS – Durante os quatro meses da campanha, várias ações especiais foram realizadas. Em 20/05, o Fussp organizou o Dia D da Campanha do Agasalho, na Estação da Paulista. No sistema drive-thru, foram arrecadados cerca de 600 quilos em mantas e cobertores. A ação ainda contou com uma entrega feita pelos alunos da Escola Municipal São Vicente de Paulo, a bordo do Trenzinho Turístico.
No mês de junho, o Fundo Social recebeu 3.252 peças de roupas arrecadadas pelos alunos da ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso (ETEC Paulista).
Outra entrega especial foi feita em julho, pelos 29 alunos do 1º ano da Escola Municipal Joaquim Carlos, que arrecadaram 27 quilos de roupas para a Campanha do Agasalho. No mesmo mês, o grupo Tricotando com Amor, composto por 42 voluntários, doou 537 peças de lã feitas a mão – uma remessa foi entregue em mãos para a presidente do Fussp e o prefeito, Luciano Almeida.
A Campanha do Agasalho 2023 ainda contou com 26 pontos de arrecadação e campanhas internas realizadas pelas empresas ArcelorMittal, CJ Brasil, Alphenz, AgTech Garage, Associação dos Militares da Reserva do Exército Brasileiro de Piracicaba, Faculdade Anhanguera, Duplás, Fumep, Caterpillar, Coplacana, KM Alimentos, Asscoper e Mausa.