O Dia da Saúde Animal Prevenção e Responsabilidade Social que acontece neste domingo (10), marca o lançamento da Campanha de Vacinação Anti-rábica em Cães e Gatos na área urbana de Piracicaba. O evento programado pelo Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá no período das 9 às 13h, no largo da Rua do Porto, diversas atividades voltadas à educação, saúde e posse responsável de animais com o objetivo de conscientizar a população sobre o compromisso que todos devem ter ao adotar um animal de estimação.
Entre as atividades programadas para este dia estão: vacinação de cães e gatos, feira de adoção de filhotes, apresentação de cães adestrados, distribuição de brindes aos animais, divulgação da campanha, contadora de histórias, área de lazer e brincadeiras, exposição de painéis com fotos sobre maus-tratos, além de exposições educativas e informativas do Canil Municipal.
De acordo com a Diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, este trabalho busca promover a mudança de hábito da população, esclarecer sobre a responsabilidade com animais de estimação, de forma a reduzir o número de abandono e de maus-tratos aos animais, além de obter maior controle de doenças transmissíveis e dos acidentes causados por animais soltos pelas ruas da cidade
A diretora explica que as ações voltadas à disseminação do conceito de posse responsável vêm sendo realizadas pela administração municipal desde o ano passado com Feiras de adoção, curso de capacitação sobre posse responsável de animais para agentes escolares de saúde e alunos de 6 a 12 anos da rede municipal de ensino. “Antes de adotar um animal é importante que a pessoa considere questões como necessidade de prover o animal de sustento, espaço adequado, cuidado veterinários, proteção física e a idade média de vida do animal em questão”, disse.
Campanha de Vacinação Anti-rábica
A vacina contra a raiva animal será oferecida em 112 postos distribuídos em diversos bairros da cidade, no período de 11 a 24 de setembro(veja quadro abaixo).
A expectativa é imunizar em torno de 35 mil animais. Desse total, cerca de 10.500 animais já receberam a vacina na zona rural, por meio de um trabalho casa a casa realizado por uma equipe volante da Zoonoses. O objetivo da medida, segundo diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, foi ampliar a cobertura vacinal na área rural, principalmente de gatos.
A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos, inclusive o homem. Ela é transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos contaminados. A veterinária alerta sobre a importância de intensificar a vacinação de gatos, porque eles têm o hábito de caçar outros animais, entre eles o morcego, principal transmissor da raiva.
A diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, disse que a vacinação anti-rábica é gratuita possui um alto nível de segurança, com controle rigoroso das doses e aplicação por meio de agulhas e seringas descartáveis.’É importante que a população se conscientize da importância de vacinar seus animais de estimação contra a raiva, já que esta é a única forma de controlarmos a doença’.
Os animais devem ser vacinados a partir do segundo mês de idade, incluindo aqueles que estejam lactantes, prenhes ou no cio. Os cães devem ser levados aos postos em guias e coleiras e os gatos, em sacos ou gaiolas, não havendo necessidade de apresentação de carteira para vacinar o animal.
RELAÇÃO DE POSTOS ANTI-RÁBICA ZONA URBANA |