O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou na manhã desta sexta-feira (20) que a campanha de vacinação anti-rábica está suspensa em todo o município. O comunicado foi dado após o departamento receber orientações da Secretaria da Saúde do Estado.

De acordo com Eliane Carvalho, coordenadora do CCZ, no comunicado a orientação é para suspender a vacinação, após a Secretaria constatar que a vacina causa reações adversas que pode colocar em risco a vida de animais.

Em Piracicaba a vacinação teve início no mês de maio, com a primeira remessa de vacinas enviadas pelo Estado. A vacinação teve início na zona rural e seria divida em três etapas, a segunda havia sido iniciada no último dia 05 e a terceira estava programada para outubro. A vacinação na zona urbana teria início no dia 04 de setembro.

Segundo Eliane, foram imunizados na campanha de vacinação anti-rábica 2010, 5.640 animais, entre cães e gatos. Eliane afirmou que no município nenhum animal veio a óbito, mas que no início da vacinação alguns animais apresentaram reações.

“Constatamos alguns casos de reações que consideramos leves. Os veterinários do Canil fizeram o acompanhamento destes animais, que na ocasião não precisaram de tratamento, pois os sintomas desapareceram em 24 horas”, explicou Eliane.

A vacina é comprada pelo Ministério da Saúde e repassado para as Secretarias Estaduais de Saúde que faz o repasse para os municípios. Em nota repassada aos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses, a Secretaria de Estado da Saúde destaca que após a vacinação sete animais apresentaram choque anafilático. A nota informa ainda que a Secretaria já informou ao Ministério da Saúde, sobre os problemas, e aguarda orientações.