Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos foi prorrogada na cidade até dia 1º de dezembro
Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos foi prorrogada na cidade até dia 1º de dezembro

A campanha de multivacinação continua em todas as unidades de saúde do município até o próximo dia 01/12. A nova prorrogação foi anunciada na noite de ontem, 15/11, pelo Governo do Estado de São Paulo, e a Prefeitura de Piracicaba vai seguir as recomendações. Até o momento, 37.372 doses foram aplicadas na cidade. Desta forma, os imunizantes seguem disponíveis, nos dias úteis, em todas as unidades de saúde (UBS/Crab/USF), exceto Crab Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, no Crab, UBS, USF Campestre, USF Artemis, USF Anhumas, USF Ibitiruna e USF Santana, e das 8 às 16h nas demais USFs.

O objetivo da ação é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a dose faltante da vacina.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 02/10 a 14/11, foram recepcionados 40.972 crianças e adolescentes menores de 15 anos, onde 18.262 foram imunizados com uma ou mais doses de vacina em atraso. Desta forma, 3.721 crianças com menos de 1 ano compareceram a uma unidade de saúde e 3.010 foram vacinadas. Na faixa etária de 1 a 4 anos, 9.414 crianças compareceram e 3.983 foram vacinadas. De 5 a 8 anos, 10.902 crianças compareceram e 2.971 foram vacinadas. De 9 a menores de 15 anos, 16.935 compareceram e 8.298 foram vacinadas.

Nesta campanha são oferecidos imunizantes para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), Hepatite A, BGC (tuberculose), entre outras a depender da faixa etária. O objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação.

De acordo com Cibele Melo dos Reis, responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, o comparecimento das crianças e adolescentes para atualização da carteira de vacinação está muito positivo. “A imunização nestes 45 dias de campanha foi superpositiva. Até o momento, aplicamos mais de 37 mil doses para a faixa etária menor de 15 anos. Isso mostra que a população está se conscientizando sobre a importância da vacinação”, apontou a enfermeira.

ESTADO – De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até dia 13/11, na campanha, 856.748 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos receberam ao menos uma dose das vacinas ofertadas, o que representa adesão de 60% do público-alvo. A iniciativa também já verificou a carteira de vacinação de quase 1 milhão e meio de menores de 15 anos de idade em todos os 645 municípios paulistas.

TIRA-DÚVIDAS – O site Vacina 100 Dúvidas, do Governo de São Paulo, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Este é um espaço com informações claras para desmistificar notícias falsas (fakenews) com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população. O site é: www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.